loader image

359 Clássicos do Cinema Nacional Podem Ser Assistidos no Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira

Filmes clássicos do cinema brasileiro podem ser assistidos gratuitamente no Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira, uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC). A plataforma virtual reúne uma coleção com mais de 359 títulos nacionais, entre longas e curtas-metragens de diversos gêneros e diretores.
O conjunto é resultado de uma coleta realizada pelo MinC, além de materiais encaminhados por produtores e realizadores. Para acessar, clique aqui.
No site, os filmes estão divididos em quatro seções: Silenciosos (curtas e longas da época do cinema mudo lançados entre as décadas de 1910 e 1940), Atlântida (reúne produções da Atlântida Empresa Cinematográfica feitas entre as décadas de 1940 e 1960), Vera Cruz (disponibiliza filmes da Companhia Cinematográfica Vera Cruz S.A., lançados entre 1940 e 1970) e Ince (vídeos feitos pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo a partir dos anos 1960).
É com este que eu vou (1948), Barnabé, tu és meu (1951), Amei um bicheiro (1952), O cangaceiro(1953), Verão de fogo (1969) e o documentário Marcelo Grassmann: 25 anos de gravura (1971) são alguns dos filmes disponíveis. Na plataforma, também há mais de dois mil cartazes de filmes nacionais e algumas imagens e vídeos de reportagens jornalísticas e cenas de telenovelas da extinta TV Tupi.
Também existe a sessão de Projetos Especiais, onde é possível encontrar entrevistas com nomes como Eduardo Coutinho, Caetano Veloso e Mauro Munhoz, entre outros.
WhatsappFITY

Posts Relacionados