loader image

PROFESSORES

Clementino Jr. 

Clementino Junior é cineasta, animador, educador audiovisual e ambiental, doutor e mestre em educação, pesquisador do GEASur – Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el sur, e fundador do CAN – Cineclube Atlântico Negro e CineGEASur. Atua como editor e animador tradicional desde 1993 e como autor/realizador desde 2000, tendo produzido 29 obras autorais, dentre as quais dois documentários de longas-metragem e 27 curtas-metragens, sendo 4 deles em animação. Como educador de animação atuou nas graduações em cinema da Universidade Gama Filho (2009) e Instituto Infnet (2019). Como educador de cinema, para além da animação, atua prioritariamente em duas linhas: iniciação ao roteiro e produção de curta-metragem e cinema da diáspora africana (cinema negro). Atuou como editor, animador e produtor em produtoras em Moçambique (1997-2000) e Angola (2006). Foi editor dentre outros trabalhos para a TV da Série Tantos Carnavais do GNT, finalista latino americano para indicação ao Prêmio Emmmy em 2003.

Renan Leser

Mestre em Realidade Virtual pela COPPE-UFRJ, Bacharel em Design pela EBA-UFRJ. Trabalha como Artista, Escultor e Diretor de Arte para produções de jogos, brinquedos, televisão e animação para diversas empresas do Brasil e do mundo. No Canadá trabalhou na Squeeze Studio Animation como Supervisor de Efeitos Visuais para animações 3D do jogo Clash of Clans e da série de animação Crackle. Nos Estados Unidos trabalhou como Diretor de Arte da Gear Inc, desenvolvendo jogos para celular. Como Artista e Escultor, trabalhou para a Alemanha no jogo dos Caça Fantasmas VR. Para a Inglaterra desenvolveu diversas esculturas para o curso de anatomia do renomado Scott Eaton, além de trabalhos de escultura para outras empresas de jogos da Áustria, Israel e USA. No Brasil, trabalhou no SENAI como Diretor de Arte para diversos projetos de simuladores para a indústria nacional, dentre eles Petrobrás, Embraer, Braskem, Nissan e para o Exército. Também trabalhou como Supervisor Técnico e Artista Sênior para a Samsung Electronics, desenvolvendo jogos e experiências de realidade virtual e aumentada. Em São Paulo, foi Supervisor de Efeitos Visuais da Record TV liderando a equipe de produção virtual da emissora. Lecionou por 8 anos nos cursos de Design do Rio de Janeiro, em cursos livres, técnico, graduação, pós graduação e mestrado da Veiga de Almeida, Infnet e Unicarioca. Atualmente trabalha como artista freelancer, professor e Diretor Criativo da sua empresa de brinquedos, Atlas Studios.

Cristiano Moura

Cristiano Moura atua como consultor na área de pós-produção e sócio-diretor da ProClass, centro de ensino audiovisual marcado pelo pioneirismo e história de ensino audiovisual no país, responsável por introduzir os primeiros cursos de certificação internacional na área audiovisual do Brasil de grandes fabricantes como Avid, Adobe, Apple, e Blackmagic Design. Foi professor da UFRJ, onde lecionou disciplinas diversas de pós-produção audiovisual e também de revistas como “Backstage”, “Áudio Música e Tecnologia” e “Luz e Cena”. Paralelamente, atua como Master Trainer da Blackmagic Design, fabricante do Davinci Resolve – principal software de correção de cor no mercado. Faz palestras e demonstrações nas principais feiras e eventos do mundo como a NAB, além de ser um dos responsáveis pela apresentação, formulação e padronização de metodologias de certificação e treinamento oficial aplicado mundialmente. Entre seus principais clientes, destacam-se emissoras como TV Globo, Globosat, Futura, SBT, RBS, Fox, EBC, além de produtoras como Conspiração Filmes, Globo Filmes e SESC.

Vanessa Dutra

Bacharel em artes & design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua como Content Specialist em projetos audiovisuais, desenvolve projetos de identidade visual como designer freelancer e cria projetos com tecnologias emergentes para marcas. Já trabalhou no ramo do entretenimento com os maiores artistas brasileiros, como Thiaguinho, Marília Mendonça, Wesley Safadão, Silva, Filipe Ret, Mc Kekel, Lexa, entre outros. Além de trabalhos freelancer para marcas, como Levi’s, Spotify, Meta e Samsung. Em 2019, foi o rosto da campanha do Galaxy Note 10 voltada para artistas multidisciplinares com a feature de realidade aumentada. Palestrou em grandes eventos brasileiros como: Youpix Festival, Facebook Summit, Rio Innovation Week, Wired Festival, entre outros. Em suas redes sociais, utiliza das plataformas para potencializar a presença feminina em cenários tecnológicos e simplificar o acesso as novas tecnologias. Com humor e jeitinho brasileiro, quer mostrar que o design vai além de deixar as coisas bonitas. É uma ferramenta de mudança social.

Marcelo Cunha

Formado em Desenho Industrial pela Faculdade da Cidade, Pós-graduado em Marketing e Gestão de Negócios, atuo no mercado áudio visual desde 1996, sempre na área de pós-produção. Durante esse período participei de quase 100 produções de novelas, séries e shows para televisão e streaming, atuando em Planejamento de Pós-Produção com ênfase em efeitos visuais e supervisão de times de efeitos visuais, editores, finalizadores e coloristas. Iniciei a jornada dentro do áudio visual como Designer Digital na Globosat, em seguida como Coordenador e Supervisor de Efeitos Visuais na TV Globo, migrando para a área de Planejamento de Pós-Produção. Atualmente atua como Supervisor de Pós-Produção na Casablanca, atendendo a Record TV, Supervisor de Efeitos Visuais na Black-House VFX e finalizador na Escarlate Filmes.

Sergio Yamasaki

Sergio Yamasaki é um artista 3d premiado, que já trabalhou para canais de tv, agências de publicidade, produtoras de cinema, produtoras de efeitos visuais e estúdios de motion design.
Ele trabalhou como freelancer para estúdios como: tendril, mk12, visorama, kite and lightning, los york, entre outros para clientes como: vw, pepsi, coca cola, duracell, activision, fiat/chrysler, hp, etc. É formado em design pela Escola de Belas Artes da UFRJ e mestre em design pela ESDI/UERJ.

Michelle Modesto

Mestra em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ, bacharela em Comunicação Social pela mesma instituição e tecnóloga em Produção Fonográfica pela Estácio, atua há 22 anos no mercado criativo, acumulando uma experiência diversificada em sonorização, publicidade e design. Atuou com captação de áudio na UFRJ e em produtoras de pequeno porte. Na TV Globo, participou do projeto de formação conhecido como Oficina de Sonoplastia, um treinamento intensivo e abrangente conduzido pelos profissionais mais experientes da casa. Foi editora de áudio em produtos como Malhação, Tapas & Beijos e a websérie Lembranças do Irajá (spin-off de Pé na Cova). No Big Brother Brasil, atuou também com gravação e como sonoplasta de efeitos e finalização. Paralelamente, construiu uma sólida carreira em UX Design, com vasta experiência em agências, como autônoma e em projetos para a Petrobras. Há 6 anos, dedica-se majoritariamente à carreira acadêmica, priorizando atividades de docência, pesquisa e elaboração de material didático, sobretudo em instituições de ensino superior. Atualmente é discente dos cursos de licenciatura em Artes Visuais da Uerj e do doutorado em Ciências Sociais na UFJF.

Diego Dias Mello

Profissional com formação acadêmica em Design, mestre em Novas Tecnologias Digitais para a Educação e pós graduado em Jogos, Animação e MBA em Mídias Digitais. Atualmente, atua como professor em universidades no Rio de Janeiro, como freelancer em jogos e Head Tech (AR, VR e IA) na Iniciativa FIS, uma startup que junta medicina e inovação. Ao longo de sua carreira trabalhou como designer, concept artist, modelador, animador e designer. Teve a oportunidade de contribuir para a criação de peças publicitárias para marcas renomadas, incluindo Coca-Cola, Vivo, Vini Jr. BankBoston, Nokia, entre outras. Além disso, tem explorado novas fronteiras no mundo digital. Ele está envolvido com NFT, jogos baseados em blockchain, Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR). Como designer, teve a oportunidade de trabalhar em todas as mídias, desde o tradicional impresso até o virtual. Ao longo dos anos, ele tem acompanhado e se adaptado às mudanças do mercado, adquirindo habilidades versáteis para enfrentar os desafios que surgem nesse cenário em constante evolução.

Leo Almeida

Leo Almeida tem 41 anos e é Motion Designer há mais de 10. Atualmente trabalha como especialista audiovisual na empresa Órama Investimentos. Já passou por diversas agências e produtoras, entre elas a Conspiração Filmes, onde participou como primeiro videografista do núcleo de tv, e Canal Rural, onde foi coordenador de pós-produção. Fora da empresa onde trabalha também atua como profissional freelancer, e seu último trabalho é a participação como Motion Designer da abertura da novela “Amor Perfeito” da Rede Globo.

Jonas Almeida

Mestre em Digital Effects pela NFTS (UK), Pós-graduado em Mídias Sociais pelo Senac (BR). Atua como freelancer e voluntário em produtos audiovisuais em todo o mundo, tendo ganho mais de 60 prêmios em festivais internacionais além de colaborar na organização do setor de efeitos visuais no Brasil. Na Inglaterra trabalhou na Cartoon Network UK produzindo conteúdo para toda a Europa, deu palestras como convidado em eventos de prestígio e de grande porte como o The Big Bang Fair UK e Cinemania London. Também ministrou treinamento de videografismo para a iTV. No Brasil trabalhou como designer do Jornal O Dia, para produtoras de publicidade e cinema como a Yes Filmes, Xuxa Produções, e como instrutor em Centros de Certificação da Adobe Systems Brasil e Blackmagic. Também participou do projeto de Gamificação Educacional do Oi Tonomundo como Designer Instrucional, Coordenador Educacional em Instituição de Ensino Superior além de ter feito parte da Comissão Assessora de Área de Tecnologia em Design Gráfico do Enade 2018-2020. Atualmente representa parte da equipe criativa da Paramount Global e MTV no Brasil, atuando também no conteúdo internacional além de artistas e outras marcas administradas pela agência Be a Bear na Inglaterra.

Aline Pina

Aline é mestre em Design pela ESDI/UERJ e graduada em Comunicação Social pela ECO/UFRJ. Suas pesquisas têm foco em design de interação e criação de narrativas. Atua como criadora, produtora, desenvolvedora e designer de experiências em realidades estendidas. Possui ampla experiência no desenvolvimento de projetos tecnológicos de experiências imersivas e interativas, tendo trabalhado com a Marinha do Brasil/Itaguaí Construções Navais, eMuseu do Esporte e SCHOTT, coordenando e colaborando no desenvolvimento dessas experiências. É fundadora e conselheira da Associação Brasileira de Profissionais e Empresas de XR, a XRBR, e se dedicou por alguns anos ao voluntariado, sendo líder e muito ativa em comunidades de programação como PyLadies, Django Girls e Meta Developers Circle. Já participou como palestrante dos principais eventos de tecnologia do país, tendo sido convidada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), o CNPq e o Consejo Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación Tecnológica (Concytec), do Peru, a representar o Brasil e a área de realidades estendidas no Prospecta Américas, conferência internacional de perspectivas tecnológicas para América Latina, em 2019. Seus interesses vão além de realidade virtual e aumentada, incluindo inteligência artificial, processos cognitivos, programação, música, literatura, artes, filosofia, entre outros.

Ricardo Mansur

Músico e compositor, discípulo dos maestros Sérgio Benevenuto e Hans Joachin Kollreutter. Autor do álbum Terra de Índio, finalista do prêmio da música brasileira na categoria revelação em 1995, tem feito trilhas sonoras para teatro e TV desde então. Foi sócio da produtora Sonora Brasil atuando como produtor musical para o mercado publicitário e fonográfico. Em 2011 formou-se em direção cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro, atuando como diretor e roteirista do curta-metragem “Quinto Andar”, premiado no Festival Visões Periféricas em 2013. Como diretor, atuou no filme documentário “Tempo Ê, Zé Luiz do Império Serrano”, lançado em 2017 pelo Canal GNT. Em 2022, ele dirigiu e foi roteirista do longa-metragem “A Arte de Governar a Si Mesmo”, uma adaptação do monólogo teatral. Ao longo dos anos, trabalhou como desenhista de som, mixador e compositor de trilha sonora em séries como “Imagem Vinil” (Prime-Box), “Sob Traçantes” (Canal Futura), “Futuro em Movimento” (Canal Futura), “Antena da Raça” (Cine Brasil Tv) e “Brasil Visual” (Tv Brasil), e também em diversos filmes de longa-metragem como “Paixão e Virtude” (direção de Ricardo Miranda), “Feio, eu?” (direção de Helena Ignez), “Dois Casamentos” (direção de Luiz Rosemberg Filho), “Flutuantes” (direção de Rodrigo Savastano), “Urutau” (direção de Bernardo Cancella) e “Àspero” (direção de Frederico Cardoso). Entre seus trabalhos recentes, destaca-se sua atuação como diretor de som na série “Punga” (Lume Filmes-Prime Box) e desenhista de som, compositor de trilha sonora e mixador nos longas-metragens “Codinome Vampiro” e “Asteróides” (dirigidos por Vicente Duque Estrada) e também no documentário “Procura-se Meteorango Kid – Vivo ou Morto” (dirigido por Marcel Gonnet), exibido no Festival de Brasília em 2022. Atualmente colabora na escritura de dois roteiros compondo a equipe do cineasta Ruy Guerra.

Realização