Ruy Guerra Ministra Aula Magna Abrindo o Ano da Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Com a Sala que leva seu nome lotada, o cineasta Ruy Guerra ministrou aula magna na segunda-Feira, dia 12 de março. Ruy Guerra recepcionou os novos alunos e fez questão de enfatizar aos presentes que é um privilégio estudar cinema e que tem toda a paciência do mundo para os alunos que demonstram paixão e interesse. Como escreveu o diretor Tetral Aderbal Freire Filho, “é um grande mestre do cinema. Ruy Guerra é o cara.”.

Ruy Guerra é graduado pelo Institut des Hautes Études Cinématographiques. Estreou como diretor com o filme Os Cafajestes, ao qual se seguiram os também clássicos Os Fuzis (1964), Os Deuses e os Mortos (1970) e A Queda (1977). Em 1979 regressou a Moçambique, sua terra natal, onde rodou Mueda, Memória e Massacre, o primeiro longa-metragem daquele país.

Dirigiu também adaptações de obras consagradas, entre elas Erêndira (1982), de Gabriel García Márquez, A Ópera do Malandro (1985), de Chico Buarque, e Kuarup (1989), de Antônio Callado.

Seu último trabalho foi o longa “Quase Memória (2016), assista ao Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=xNS1CwUZdWY

está feito o convite para assistir sua aula magna, um privilégio dos alunos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Confira a programação da Semana de Abertura 2018.1, entre os dias 12 e 16 de março.

Programação (das 18:00 às 21:00) – SALA RUY GUERRA:

13/03 – Terça-Feira
18:00: MOSTRA GERAÇÃO DARCY (exibições de curtas dos alunos, debate com realizadores e mediação de Marcelo Müller)

14/03 – Quarta-Feira
18:00: MOSTRA GERAÇÃO DARCY (exibições de curtas dos alunos, debate com realizadores e mediação de Márcia Bessa)

15/03 – Quinta-Feira
18:00: EXIBIÇÃO DE “A GRAÇA E A GLÓRIA” (2017), DE FLÁVIO  (debate com Mikael de Albuquerque e mediação de Rodrigo Fonseca)

16/03 – Sexta-Feira
Atividade: EXIBIÇÃO DE “ERA O HOTEL CAMBRIDGE” (2017), DE ELIANE CAFFÉ