Rodolfo Fonseca, Formado em Direção na Escola Darcy Ribeiro, Fez Pré-Estreia de Documentário na Cinemateca do MAM

A semana mundial da Preservação Audiovisual 2018 (UNESCO) o Rio de Janeiro recebeu a exibição inédita da pré-estréia do Filme documentário “Até onde pode chegar um filme de família” (2018), de Rodolfo Fonseca, que cursou Direção em 2007, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no dia 24 de outubro, na Cinemateca do MAM.

Aristides Junqueira é autor de dezenas de filmes silenciosos e sonoros rodados em quase todas as regiões do país entre 1907 e 1946, cuja a grande maioria do acervo está perdido. “A ideia do documentário surgiu na própria escola, durante uma aula da professora Adriana Cursino, em 2007”, conta o diretor.

Reminiscências (1909-26), filme de família de Aristides Junqueira, acervo da cinemateca do MAM-Rio e Cinemateca Brasileira, é desvendado em suas
histórias e pontos de vista na forma de um ensaio fílmico com materiais de arquivo, cenas de família, film footage, entrevistas e voz off para contar a biografia desconhecida de um pioneiro do cinema.

Mais informações: https://umfilmedefamilia.wordpress.com/