loader image

PROFESSORES

Liana Brazil  

Sócia Fundadora e Diretora de Criação – Liana cria experiências que vão desde instalações individuais a exposições e festivais, e mostrou seu trabalho ao redor do mundo em locais e eventos como a ONU, o SxSW Festival (EUA), o Design Museum e o Victoria & Albert Museum (Inglaterra). No Brasil, participou de projetos como o Museu do Amanhã e a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos (2016). Liana coordena equipes interdisciplinares de cenografia, design e audiovisual para criar exposições e performances multimídia e interativas. Criou recentemente o cenário e projeções para a turnê Nós, A Gente da Família Gil no Brasil.

Dirceu Lemos da Silva

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com ênfase em plataformas digitais audiovisuais. É jornalista e radialista graduado pela Universidade Santa Cecilia. Possui especializações em Comunicação: Rádio, Televisão e Cinema pela Universidade Independente de Lisboa (Portugal), e em Produção Executiva e Gestão da Televisão pela FAAP – SP. Mestre em Comunicação Social, com ênfase em programação de TV pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Produtor de televisão por 19 anos, possui experiência no planejamento e na realização de programas de TV e transmissões ao vivo, na produção executiva, produção de locações, edição de imagens e na coordenação operacional de ilhas de edição e estúdios. Tem experiência na direção e produção de documentários e curtas metragens, na produção executiva de filmes publicitários e na produção de RTVC em agência publicitária. É docente desde 2004 e atualmente leciona na graduação e pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP), onde é coordenador do Curso de Rádio, TV e Internet.

Mariana Dias

Formada em Design pela PUC-Rio. Em 2008, no IADE em Lisboa, fiz um curso teórico de Moda e, em 2011, trabalhei no Instituto Rio Moda. Em 2009, ingressei em um Master em Design e Comunicação, na Elisava, em Barcelona, onde percebi que poderia agregar à minha atuação de designer, a comunicação estratégica e o storytelling. Desde antes da graduação eu já estudava teatro e acabei percebendo que essa atividade poderia se somar às de design e comunicação na função de criadora de conteúdo. Ao retornar ao Brasil, entrei para o Mestrado em Comunicação Social na PUC-Rio, em 2013, onde estudei narrativas multiplataformas com conteúdos complementares, capazes de criar universos narrativos mais amplos, conhecidas como narrativas transmídia. Participei do programa de intercâmbio com a Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, cursando o último semestre nessa instituição. Após a defesa da dissertação, em 2015, comecei a palestrar sobre o assunto e quis desenvolver um projeto transmídia. Reuni um grupo de amigas atrizes e assim surgiu a série transmídia Desnorteadas. O projeto começou em 2016, criamos as personagens e começamos a produzir conteúdos para as redes sociais no aguardo de que uma série fosse escrita para ser a mídia principal do projeto. Em 2018, percebendo que precisava assumir a responsabilidade pelo roteiro para que o projeto saísse do papel, comecei a fazer cursos de roteiro e a escrever, formando uma pequena equipe de roteiro. Também em 2016, entrei para o Doutorado em Comunicação Social na PUC-Rio. O estudo de roteiro também se somou à minha pesquisa acadêmica. Meu objeto de estudo foram séries de ficção multiperspectivas, compostas por narrativas que abordam mais de um ponto de vista em uma mesma obra. Em 2019 conseguimos finalmente gravar a série Desnorteadas, o que foi uma experiência muito rica, pois pude participar ativamente de todas as etapas do processo de uma produção audiovisual, da pré à pós produção. Em 2020 defendi o doutorado e lancei a série no Youtube. Durante todo esse tempo atuei como designer mantendo relacionamento direto com clientes recorrentes e ocasionais, oferecendo serviços principalmente nas áreas de produção de conteúdo multiplataforma, design e desenvolvimento de identidade visual.

Alexandre Ramos

Diretor de fotografia, começou a carreira como assistente de câmera em filmes como Lisbela e o prisioneiro (2003), de Guel Arraes, e O maior amor do mundo (2006), de Carlos Diegues. Seu primeiro longa-metragem como diretor de fotografia foi o coletivo 5X favela – Agora por nós mesmos (2010). Também trabahlou em séries para a TV como Do amor (2012), exibida no Multishow, e O suburbano (2014).

Isis Mello

Diretora artística, roteirista e montadora. Sua formação inclui um bacharelado em Comunicação Social pela UFRJ e uma especialização em roteiro pela escola FICs. Complementou seus estudos com renomados roteiristas como Robert Mckee (livro Story), Joe Cacacci (Columbia Global Centers), José Carvalho (Roteiraria) e Newton Cannito (FICs). Foi showrunner (criadora, diretora e produtora) das séries “Olhar”, para o canal Arte 1 e “Os Ímpares”, para o canal Curta. Também é diretora do especial “Fé na Tábua” para a MTV, vencedor do prêmio SEC/Riofilme 2010, do curta-metragem “My Frango” ganhador do Curta Criativo, o filme participou de dezenas de festivais nacionais e internacionais como o Up To 3 no Canadá e de diversos videoclipes. Em 2020 trechos de seu curta foram incorporados no filme “Life in a Day” dirigido por Kevin Macdonald e produzido por Ridley Scott para o You Tube Originals que estreou no Festival de Sundance. Montadora com mais de 19 anos de experiência, editou séries documentais como Hoje é Dia de Música (HBO), Um Pé de Quê? – apresentado por Regina casé (Futura/Globo) e Nomes da Moda (Fashion TV), indicada ao Prêmio Moda Brasil e Vozes do Clima (Globo/Globonews) – apresentado por Marcos Palmeiras, indicada ao Prêmio Esso de Jornalismo. Entre seus trabalhos de maior destaque estão o longa metragem Arquitetura da Cor, de José Henrique Fonseca, sobre o trabalho de Beatriz Milhazes que estreou no Festival de Miami em 2015 e a série Confissões de Mulheres de 50 de Domingos Oliveira para a Globoplay e Canal Brasil. Recentemente foi jurada do prêmio edt. de montagem do festival É Tudo Verdade e participou do Worldwide Pitch da WIFT International, com seu novo projeto de longa-metragem de ficção, “Extremidades”

Ricardo Mansur

Músico e compositor, discípulo dos maestros Sérgio Benevenuto e Hans Joachin Kollreutter. Autor do álbum Terra de Índio, finalista do prêmio da música brasileira na categoria revelação em 1995, tem feito trilhas sonoras para teatro e TV desde então. Foi sócio da produtora Sonora Brasil atuando como produtor musical para o mercado publicitário e fonográfico. Em 2011 formou-se em direção cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro no Rio de Janeiro, atuando como diretor e roteirista do curta-metragem “Quinto Andar”, premiado no Festival Visões Periféricas em 2013. Como diretor, atuou no filme documentário “Tempo Ê, Zé Luiz do Império Serrano”, lançado em 2017 pelo Canal GNT. Em 2022, ele dirigiu e foi roteirista do longa-metragem “A Arte de Governar a Si Mesmo”, uma adaptação do monólogo teatral. Ao longo dos anos, trabalhou como desenhista de som, mixador e compositor de trilha sonora em séries como “Imagem Vinil” (Prime-Box), “Sob Traçantes” (Canal Futura), “Futuro em Movimento” (Canal Futura), “Antena da Raça” (Cine Brasil Tv) e “Brasil Visual” (Tv Brasil), e também em diversos filmes de longa-metragem como “Paixão e Virtude” (direção de Ricardo Miranda), “Feio, eu?” (direção de Helena Ignez), “Dois Casamentos” (direção de Luiz Rosemberg Filho), “Flutuantes” (direção de Rodrigo Savastano), “Urutau” (direção de Bernardo Cancella) e “Àspero” (direção de Frederico Cardoso). Entre seus trabalhos recentes, destaca-se sua atuação como diretor de som na série “Punga” (Lume Filmes-Prime Box) e desenhista de som, compositor de trilha sonora e mixador nos longas-metragens “Codinome Vampiro” e “Asteróides” (dirigidos por Vicente Duque Estrada) e também no documentário “Procura-se Meteorango Kid – Vivo ou Morto” (dirigido por Marcel Gonnet), exibido no Festival de Brasília em 2022. Atualmente colabora na escritura de dois roteiros compondo a equipe do cineasta Ruy Guerra.

Gustavo Moraes

Moraes é mestre em Produção e Direção de Filmes pela Columbia University. Trabalhou nos departamentos de produção, marketing e distribuição de empresas de prestígio como Fortissimo Film Sales (Holanda), Focus Films (EUA), New Yorker Films (EUA) e HBO Documentaries (EUA). Como roteirista, participou do Binger Film Lab (Holanda), Produire au Sud no Festival 3 Continents (Brasil / França), Laboratório SESC Roteiros (Brasil) e também foi selecionado para o Berlinale Talents (Alemanha). Ele leciona há mais de 10 anos nas áreas de roteiro e produção. Também atua como Consultor de Roteiros e Produtor Independente de Desenvolvimento de Projetos para produtoras do Rio de Janeiro. Moraes escreveu e dirigiu documentários, curtas-metragens e comerciais de TV. Entre seus mais recentes trabalhos na área do audiovisual está a consultoria de roteiro do longa-metragem Paraíso Perdido, de Monique Gardenberg, lançado em 2019 e a líder da sala de roteiristas da série dramática para televisão Baile de Máscaras, dirigida por Flavio Tambellini, atualmente no ar no canal a cabo AXN. No momento, Moraes está produzindo e dirigindo um documentário sobre o ensino médio financiado pelo Instituto Unibanco para a televisão. Moraes é mestre em Produção e Direção de Filmes pela Columbia University. Trabalhou nos departamentos de produção, marketing e distribuição de empresas de prestígio como Fortissimo Film Sales (Holanda), Focus Films (EUA), New Yorker Films (EUA) e HBO Documentaries (EUA). Como roteirista, participou do Binger Film Lab (Holanda), Produire au Sud no Festival 3 Continents (Brasil / França), Laboratório SESC Roteiros (Brasil) e também foi selecionado para o Berlinale Talents (Alemanha). Ele leciona há mais de 10 anos nas áreas de roteiro e produção. Também atua como Consultor de Roteiros e Produtor Independente de Desenvolvimento de Projetos para produtoras do Rio de Janeiro. Moraes escreveu e dirigiu documentários, curtas-metragens e comerciais de TV. Entre seus mais recentes trabalhos na área do audiovisual está a consultoria de roteiro do longa-metragem Paraíso Perdido, de Monique Gardenberg, lançado em 2019 e a líder da sala de roteiristas da série dramática para televisão Baile de Máscaras, dirigida por Flavio Tambellini, atualmente no ar no canal a cabo AXN. No momento, Moraes está produzindo e dirigindo um documentário sobre o ensino médio financiado pelo Instituto Unibanco para a televisão.

Jorge Tadeu de Oliveira

Artista 3D, diretor de animação, produtor de conteúdo imersivo audiovisual. Produtor musical e engenheiro de áudio de produções nacionais e internacionais. Sound design para publicidade, cinema e Xr. Criador de ambientes virtuais para games e Metaverso. Desenvolvimento e produção para cinema imersivo e de animação. Membro fundador do XRBR. Palestrante nas áreas de 3D, realidade virtual e áudio imersivo em eventos como Rio 2C, Unity Developer Day, Pixel Show, Hacktown, Exponential Conference e AAA Inovação. Pesquisador de novas tecnologias. Responsável pela restauração e remasterização do conteúdo histórico do Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo. Criador dos games “The Drop” e “Halls of Hell”.

Jonas Almeida

Mestre em Digital Effects pela NFTS (UK), Pós-graduado em Mídias Sociais pelo Senac (BR). Atua como freelancer e voluntário em produtos audiovisuais em todo o mundo, tendo ganho mais de 60 prêmios em festivais internacionais além de colaborar na organização do setor de efeitos visuais no Brasil. Na Inglaterra trabalhou na Cartoon Network UK produzindo conteúdo para toda a Europa, deu palestras como convidado em eventos de prestígio e de grande porte como o The Big Bang Fair UK e Cinemania London. Também ministrou treinamento de videografismo para a iTV. No Brasil trabalhou como designer do Jornal O Dia, para produtoras de publicidade e cinema como a Yes Filmes, Xuxa Produções, e como instrutor em Centros de Certificação da Adobe Systems Brasil e Blackmagic. Também participou do projeto de Gamificação Educacional do Oi Tonomundo como Designer Instrucional, Coordenador Educacional em Instituição de Ensino Superior além de ter feito parte da Comissão Assessora de Área de Tecnologia em Design Gráfico do Enade 2018-2020. Atualmente representa parte da equipe criativa da Paramount Global e MTV no Brasil, atuando também no conteúdo internacional além de artistas e outras marcas administradas pela agência Be a Bear na Inglaterra.

Juliana Soares

Juliana Soares é roteirista e produtora criativa, formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV e especialização em dramaturgia. No mercado audiovisual desde 2007, já passou pelas áreas de Produção, Produção Executiva e Desenvolvimento. Colaborou nos roteiros das séries HARD (HBO), UNIDADE BÁSICA T1, T2 e T3 (Universal Channnel/Globoplay), e no longa-metragem CORRENDO POR UM SONHO (2021), dirigido por Tomás Portella. É criadora e roteirista de uma série fantástica (HBOMax), ainda em desenvolvimento. Fez a supervisão de dramaturgia de mais de 10 projetos, entre eles, as séries O REI DA TV (Star+) e NINGUÉM TÁ OLHANDO (Netflix) e o longa ABE (2019), de Fernando Andrade. Desde 2011, participa ativamente em importantes eventos de mercado como Rio2C e FRAPA; foi membro da banca julgadora do Laboratório de Audiovisual da Escola de Formação e Criação do Ceará em 2016, a convite de Karim Aïnouz; e representou a produtora Gullane no Company Matching 2016, importante evento de mercado internacional promovido pelo Berlinale Co-Production Market.

Tiago Campany

Produtor executivo, formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense com especialização em Administração e Film&TV Business pela FGV-RJ. Com passagens pela ANCINE e produtoras cariocas, teve sua própria produtora, a CAJU Cinema, vencedora de diversos prêmios nacionais e internacionais. Criador e coordenador do curso de Direito do Entretenimento da UERJ. Trabalha há 15 anos com desenvolvimento de conteúdo, tendo coordenado as áreas de multiplataforma, transmídia, pesquisa & tendências e formatos da Globo, com duas indicações ao Emmy Digital Internacional pelo trabalho em novas mídias. Ama conteúdo em suas diversas formas e expressões.

Ylla Gomes

Mestranda no Programa de Pós Graduação do Departamento de Comunicação da UFRJ, é brasiliense com formação em Antropologia e Direito. Pesquisadora, consultora e produtora audiovisual, realizou projetos em diversos segmentos do audiovisual, além demostras/festivais de arte, dança e novas tecnologias. Em 2018 funda sua própria empresa, de produção cultural e audiovisual – a Lobo Guará Produções Culturais. Atualmente desenvolve projetos em parceria com diversos(as) diretores(as) e atua junto ao +MulheresLideranças no Audiovisual.

Zé Brandão

Zé Brandão é sócio fundador do Copa Studio, uma das maiores empresas de desenhos animados da América Latina, duas vezes indicada ao Emmy Kids International. É produtor executivo e roteirista da série “Irmão do Jorel”, de Juliano Enrico, campeã de audiência no Cartoon Network e vencedora de diversos prêmios internacionais, como o “Quirino Awards” e “Prix Jeunesse Iberoamericano”. É produtor, autor e diretor da série “Tromba Trem”, exibida em mais de 20 países, assim como do longa-metragem “Tromba Trem – O Filme”, em fase de finalização. Assina a produção executiva de outras três séries de animação: “Ico Bit Zip” (NatGeo Kids), “As Microaventuras de Tito & Muda” (Discovery Kids) e “Tuiga” (ZooMoo). É coordenador do projeto “Estúdio Escola de animação” que está em sua oitava edição, ministrando cursos de animação gratuitos no Rio de Janeiro.

Joca Rocha

Atualmente, atuo como escritor, designer de narrativa em jogos digitais e game designer de jogos de mesa na Dumativa, estúdio onde também faço contribuições como compositor e produtor conteúdo para mídias.

Renata Palheiros

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2004, Pós-graduada em História da Arte Sacra pela Faculdade São Bento (FSBRJ), Mestranda em História e Crítica da Arte (Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro). É autora de livros de produção cinematográfica e o uso do lúdico no ensino do cinema. Há 23 anos atua na área audiovisual como produtora e editora de cinema, vídeo e televisão, professora, ilustradora e design gráfico. Destacam-se, nesse período, os trabalhos para a Rede Globo de Televisão, GNT-Globosat, Zohar Cinema, mostras cinematográficas para a CAIXA Cultural, CCBB Rio e São Paulo, Secretaria de Direitos Humanos/PR, trabalhos com as ongs Cineduc (RJ) e Via Cultural (SP), eventos como “Risadaria”, 8ª e 9ª Mostra Internacional Cinema e Direitos Humanos, 4º BRICS Film Festival, além de curtas, médias e longas-metragens.

Karina Almeida

Karina Almeida possui mais de 12 anos de experiência no mercado audiovisual brasileiro, elaborando e desenvolvendo estratégias de marketing e comunicação para o lançamento de produtos audiovisuais em diferentes players do setor. Além de sua atuação profissional, ela também desenvolve uma carreira acadêmica, com mestrado pela Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne. É professora convidada da Pós Graduação em Gestão de Produção e Negócios Audiovisuais da FAAP.

Bruno Katzer

Desenvolvo e fortaleço ações criativas para viabilização de ideias e projetos na área cultural e social, através de sólido conhecimento em gestão de patrocínio, leis de incentivo, atendimento ao patrocinador e captação de recursos. Profissional com mais de 15 anos de experiência em marketing cultural. Também concentra vasta experiência em idealização e produção executiva de eventos culturais e corporativos de médio e grande porte.

Realização