Paulo Freire – O Andarilho da Utopia, Espetáculo Teatral no Parque das Ruínas

Uma boa dica cultural é ir à Santa Teresa, no Parque das Ruínas, assistir  “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, peça teatral inspirada na trajetória e obra do patrono da educação brasileira, indicado ao prêmio Nobel da Paz em 1993. Com encenação de Luiz Antônio Rocha, o espetáculo inédito, tem dramaturgia de Junior Santos e marca os 40 anos de atividade artística do ator e palhaço Richard Riguetti, fundador do grupo Off-Sina e da Escola Livre de Palhaço – ESLIPA. Estudante da Escola de Cinema Darcy Ribeiro tem direito a duas meias entradas.

“Paulo Freire, o andarilho da utopia”, mostra no palco a trajetória e histórias de um dos mais importantes pensadores da educação. O espetáculo propõe uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança através da ótica Freiriana, misturando elementos das linguagens do teatro, do palhaço e do teatro de rua.

A encenação de Luiz Antônio Rocha (‘Frida Kahlo, a Deusa Tehuana’; ‘Brimas’ e ‘Zilda Arns, a dona dos lírios’) propõe uma estrutura narrativa que leva a um lugar de ideias e reflexão. Ele explica: “O brasileiro gosta de histórias. Gosta de pessoas que inventam, que abrem caminho, que enfrentam desafios, que são corajosas. O brasileiro está imerso em crenças fortes, em uma diversidade e cultura preciosas. Nossa brasilidade carrega paixão e acolhe arte antes mesmo de saber que é arte. Nos leva à lua, um lugar de exílio e reflexão. Traz o encanto das palavras encharcadas de significados tão amorosas de Paulo Freire e de suas ideias. São ideias mais que nunca atuais, vivas e necessárias diante da realidade que neste momento nos envolve”, destaca o diretor Luiz Antonio Rocha.

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PARQUE DAS RUÍNAS
Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa.
Telefone: (21) 2215-0621/ 2224-3922.
Até dia 26 de maio. Sábados e domingos, 19h.
R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia entrada).