loader image

Oficina Livre de Interpretação para Cinema e TV

OFICINA DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA e TV

1. INFORMAÇÕES GERAIS:
SEMESTRE LETIVO: 2017.1
PROFESSOR: Gustavo Machado
VALOR: R$ 650,00
CARGA HORÁRIA: 15h
DATA: em breve.

2. EMENTA:
A oficina propõe criar um ambiente de investigação cênica onde teremos a chance de, a partir das cenas desenvolvidas pelos atores, trabalhar alguns fundamentos da interpretação especificamente pra cinema e tv.

3. PROFESSOR:
Gustavo Machado: Preparador de elenco em dois filmes (ESTAÇÃO LIBERDADE de Caíto Ortiz e VENDEDOR DE PASSADOS de Lula Buarque), diretor do curta PARABÉNS (em parceria de Gero Camilo) e ator em mais de 20 filmes (ELIS, EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DE SEUS LINDOS LÁBIOS, BICHO DE SETE CABEÇAS, BRUNA SURFISTINHA, DISPAROS, OLHO DE BOI, QUANTO DURA O AMOR?, AS MELHORES COISAS DO MUNDO, CONTRA TODOS etc), trabalhando com diversos e grandes diretores (como Beto Brant, Laís Bodanzky Bruno Barreto, Hermano Penna, Roberto Moreira). Ganhou, entre outros, os prêmios de melhor ator Kikito, APCA, STA Maria da Feira (Portugal) e outros. Em TV participou de várias séries (OS HOMENS SÃO DE MARTE (GNT), CRIME TIME: HORA DE PERIGO (Studio+), AMOR EM 4 ATOS (Globo), FDP (HBO), ALICE (HBO), A TEIA (Globo), ME CHAMO BRUNA (FOX) e novelas. É também diretor, ator e autor de teatro tento participado de mais de 40 espetáculos, com notáveis diretores e atores (Paulo Autran, Jose Wilker, Cibele Forjaz, Jô Soares, Felipe Hirsch, Renato Borghi, entre muitos outros).

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
– Qualidades de Concentração
– Relação consciente (e criativa) com a câmera:
– Presença e energia cênicas/ Estado ‘extra-cotidiano’
– Escuta e troca com os parceiros de cena
– Busca das motivações do personagem
– Entendimento dos objetivos do personagem e da cena, dentro do roteiro
– Apropriação (ou uso lúdico) dos objetos e cenários

As cenas, ora improvisadas, ora retiradas de textos de grandes autores do cinema e do teatro, serão ensaiadas e dirigidas por Gustavo Machado. Estas cenas gravadas serão assistidas e analisadas pelo grupo, buscando sempre o aprimoramento do olhar em relação ao próprio trabalho e ao dos colegas.

OBS: claro que há grande diferença entre as especificidades e possibilidades da tv e do cinema, mas como a intenção da oficina é trabalhar alguns fundamentos da interpretação, estes podem ser aplicados e qualquer relação áudio-visual. Onde houver câmera, ator e personagem, esses princípios podem se fazer valer.

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.