Oficina de Animação em Stop Motion

PROFESSOR: Rodrigo Assad
VALOR: R$ 450,00
CARGA HORÁRIA: 16h
DATA: Sábados / 28 de janeiro e 04 de fevereiro de 10h às 16h com 1h de intervalo.
11 e 18 de fevereiro de 10h às 17h com 1h de intervalo.

FORMAS DE PAGAMENTO:
Pagamento no cartão em até 2x – presencial na Secretaria Escolar, através de transferência bancária ou através do Sympla (clique aqui).

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / Ag 2865-7 – C/C 40.8757-7 – Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]

2. EMENTA:
Curso com foco em todas as etapas de produção da animação stop motion. Serão implementadas atividades práticas que abrangem desde a elaboração de storyboard e animatics até a filmagem e finalização desses exercícios. Visão geral e específica da metodologia de estilos distintos de stop motion. Os ciclos de animação, concepções e estratégias de fluidez do movimento. A metodologia cenográfica e desenvolvimento de mise-en-scène para trabalhos em miniatura. A tecnologia da fotografia no stop motion e as formas de linguagem. Visão geral e execução prática da pós-produção em Premiere e After Effects.

3. OBJETIVOS:
A oficina é livre e visa iniciar alunos nos processos de construção narrativa e técnica da animação stop motion. O propósito do curso é implemetar toda a teoria nos exercícios práticos que serão realizados a cada encontro. As animações feitas durante as aulas serão o principal pilar para a compreensão dos estágios de produção no stop motion.

4. PROFESSOR:
Graduado em Cinematografia pela Columbia College em Chicago (EUA), Rodrigo Assad, da produtora Nave Cine, atua nas áreas de Direção, Fotografia e Motion Design. Entre as peças publicitárias que dirigiu para televisão e internet estão nomes como Bradesco, Itaú, Santander, Vale, Eletrobras, Loreal, além de chamadas da programação da grade Globosat para programas como “Que Marravilha,” “Superbonita,” “Saia Justa” entre outros. Com um perfil criativo e técnico, o diretor teve ampla atuação em outras áreas do mercado como produtor, assistente de direção, editor e finalizador em publicidades, tv e longas.

5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
ENCONTRO 01
– Definição, métodos e estilos de Stop-Motion
. o que é o Stop-Motion?
. exemplos dos métodos e estilos distintos de stop-motion (Claymation, Paper Cut-out, Whiteboard animation, Brickfilm e Pixilation)
– Animação dos Personagens e Objetos de Cena
. o movimento quadro a quadro e seus incrementos
. os diferentes frame rates e seus resultados de movimento
. os ciclos de animação
. animação em cima de diálogos
. regras para a fluidez da animação stop-motion
. a concepção do “Easy in Easy Out”
PRÁTICA 1: ANIMAÇÃO COM OBJETOS (FAZER UM OBJETO SE MOVER SOZINHO)
ENCONTRO 02
– Pré-Produção
. storyboard e Animatic (exemplos de storyboard e animatics e seus filmes finais)
. criação do Mise-en-scène
. confecção dos objetos de cena
. estratégias de execução da animação para aplicação na pós produção
PRÁTICA 2: PAPER CUT OUT ANIMATION (CENAS EM CAMADAS COM FIGURAS RECORTADAS)
ENCONTRO 03
– Cinematografia no Stop-Motion
. enquadramento, ângulo e movimentos de quadro no stop-motion
. as câmeras ideais
. fotografia em miniatura e as implicações focais
. setagem da câmera
. equipamentos para movimentação de câmera
. maquinária
. o intervalômentro
. a Iluminação no Stop-Motion e exemplos de equipamentos
. a metodologia da continuidade de luz no stop-motion
. o Chroma Key
. programas para a captação de fotos (Digicam Control, I-stopmotion etc)
PRÁTICA 3: BRICKFILM (ANIMAÇÃO COM LEGOS). EXECUÇÃO DE ANIMAÇÃO DA CAMINHADA, SALTO, VÔO E DIÁLOGOS DOS BONECOS.
ENCONTRO 04
– Montagem e Finalização no stop-motion em After Effects e Premiere
– as diferentes setagens da Timeline
– efeitos visuais
– máscaras
– tracking
– 3D Layer
– correção de Cor
– adição e mixagem de Audio
PRÁTICA 4: FINALIZAÇÃO. (MONTAGEM DAS CENAS CAPTADAS NA OFICINA)

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.