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Oficina Livre Cinema Moderno em Prática: o Resgate da Continuidade

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2017.1
PROFESSOR: Rômulo Cyriaco
VALOR: R$ 800,00
CARGA HORÁRIA: 28h
DATAS: 1o ENCONTRO (3 horas) – Sábado 28/01 – 10h às 13h
2o ENCONTRO (3 horas) – Sábado 04/02 – 10h às 13h
3o ENCONTRO (3 horas) – Sábado 11/02 – 10h às 13h
4o ENCONTRO (6 horas) – Sábado 18/02 – 10h às 16h
5o ENCONTRO (6 horas) – Sábado 04/03 – 10h às 16h
6o ENCONTRO (3 horas) – Segunda 06/03 – 18h às 21h
7o ENCONTRO (2 horas) – Sexta 10/03 – 18h às 20h
8o ENCONTRO (2 horas) – Sàbado 18/03 – 10h às 12h

PÚBLICO ALVO: alunos de roteiro, direção, montagem e produção, ou profissionais das mesmas áreas.
MÍNIMO: 8 alunos / MÁXIMO: 12 alunos

FORMAS DE PAGAMENTO:
Pagamento no cartão em até 2x – presencial na Secretaria Escolar, através de transferência bancária ou através do Sympla (clique aqui).

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / Ag 2865-7 – C/C 40.8757-7 – Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]

2. EMENTA:
Curso prático com ênfase na experimentação com procedimentos estilísticos, dramatúrgicos e técnicos específicos do cinema moderno, não-narrativo, de linhagem realista, conforme inaugurado na Europa nos anos 1930 e 40, por cineastas como Jean Renoir e Roberto Rossellini, entre outros.

3. APRESENTAÇÃO:

Através de 6 filmes-referência, iniciaremos com o estudo de algumas das principais características cinemáticas (de roteiro, direção e montagem) da modernidade fílmica: A) a perambulação dos personagens pelo espaço público, elemento fortemente presente desde o neorrealismo italiano; B) a situação dispersiva, vista de forma evidente desde a obra inicial de Jean Renoir; C) a estrutura lacunar dos modos não-narrativos de mostrar histórias através do cinema de uma forma mais descritiva, contrapondo a presença bruta das pessoas e do mundo – através de um realismo espacial – aos encadeamentos mentais do cinema narrativo; D) as “situações óticas e sonoras puras”, equivalentes a uma “suspensão da intriga” em momentos privilegiados de um filme; E) assim como as 5 características da “abordagem cinemática” conforme conceituada por Kracauer: o fluxo da vida, o indeterminado, o infinito, o fortuito, a realidade não-encenada.

Destes elementos dramatúrgicos, que servirão de inspiração para a criação do argumento e a escrita do roteiro, retiraremos as suas equivalentes técnicas e estéticas do ponto de vista da direção cinematográfica moderna, a partir da decupagem: o plano-sequência, a profundidade de campo, o reenquadramento substituindo o corte, a recuperação do valor do plano geral (realismo espacial, integralidade do espaço e dos corpos das pessoas em quadro), mise en scène configurada por uma maior movimentação da câmera e dos atores no espaço, a possibilidade da improvisação, o trabalho com não-atores (ou com atores profissionais nesse mesmo registro de atuação), enfatizando mais a presença que a representação.

Do ponto de vista da montagem, teremos como principal referência, para orientar o trabalho, a mudança de natureza da montagem no cinema moderno: montagem que se torna uma “mostragem”, isto é, menos uma articulação mental – informativa ou conceitual – do material bruto fragmentado, e mais uma condução ou um direcionamento sensível do espectador através da sucessão de blocos mais brutos e contínuos de espaço-tempo. Um corte que se torna mais visível, isto é, mais “corte”, propriamente, e menos “gancho”: concretização, em montagem, da estrutura dramatúrgica lacunar e realista do cinema moderno.

A turma se dividirá em dois grupos, que, a partir da visualização dos filmes e da exposição das suas principais características, utilizarão estas como inspiração direta para: 1) a criação de argumentos para cenas ou sequências; 2) a escrita de roteiros para estas cenas ou sequências; 3) a decupagem dos mesmos; 4) a realização/filmagem; 5) o plano de montagem (a partir da visualização do material bruto); e 6) a edição em si, passando pela avaliação de um primeiro corte. No final, visualizaremos os resultados para um balanço avaliativo de toda a experiência.

Todos os processos serão diretamente acompanhados ou avaliados pelo professor, conforme a descrição abaixo da dinâmica dos encontros.

Filmes-referência:
1) A Regra do Jogo, Jean Renoir – 1939
2) Stromboli, Roberto Rossellini – 1951
3) Através do Espelho, Ingmar Bergman – 1961
4) Love Streams, John Cassavetes – 1984
5) A Bela Intrigante, Jacques Rivette – 1991
6) Love Battles, de Jacques Doillon – 2013

3. PROFESSOR:
Rômulo Cyríaco é professor de Teorias do Cinema há 4 anos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, roteirista, diretor e editor de filmes e vídeos.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1o ENCONTRO (3 horas) – Sábado 28/01 – 10h às 13h: Visualização e análise de sequências dos filmes-referência, para identificação clara e concreta de algumas características e procedimentos dramatúrgicos, estilísticos e técnicos do cinema moderno. A turma se dividirá em dois grupos para uma criação, in loco, de pequenas cenas ou sequências fílmicas (soltas, como “esquetes”) a partir dos quais deverão experimentar na prática, com argumentos originais, a criação e a realização daqueles procedimentos e características. Analisaremos conjuntamente os argumentos. Os alunos deverão desenvolver roteiros destas cenas e sequências no intervalo até o segundo encontro.

2o ENCONTRO (3 horas) – Sábado 04/02 – 10h às 13h: Laboratório de roteiro: ler, analisar, debater e rescrever todos os roteiros até chegar às versões finais. O grupo deverá realizar a decupagem dos pequenos roteiros (cenas, sequências) no intervalo até o terceiro encontro. Inicia-se paralelamente a pré-produção das filmagens.

3o ENCONTRO (3 horas) – Sábado 11/02 – 10h às 13h: Laboratório de direção: ler, analisar, debater e refazer a decupagem dos roteiros, para adequá-las da melhor forma possível às características do cinema moderno que deverão ser experimentadas. A pré-produção deverá ser concluída pelos grupos no intervalo até o quarto encontro.

4o ENCONTRO (6 horas) – Sábado 18/02 – 10h às 16h: Filmagens internas acompanhadas pelo professor, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. 3 horas de acompanhamento para cada grupo.

5o ENCONTRO (6 horas) – Sábado 04/03 – 10h às 16h: Filmagens externas acompanhadas pelo professor, em locais a definir. 3 horas de acompanhamento para cada grupo.

6o ENCONTRO (3 horas) – Segunda 06/03 – 18h às 21h: Visualização e análise do material bruto no auditório da Escola, visando à elaboração conjunta de um “plano de montagem” que melhor concretize as intenções artísticas-estéticas de cada exercício.

7o ENCONTRO (2 horas) – Sexta 10/03 – 18h às 20h: Visualização dos primeiros cortes. Análise, debate e elaboração de alterações a serem feitas em todos os exercícios.

8o ENCONTRO (2 horas) – Sàbado 18/03 – 10h às 12h: Visualização e análise dos cortes finais e balanço avaliativo da experiência total do curso.

 

Referências bibliográficas:

André Bazin: O que é o Cinema?
Robert Bresson: Notas sobre o cinematógrafo
Siegfried Kracauer: Theory of Film – The Redemption of Physical Reality
Jean Mitry: The Aesthetics and Psychology of the Cinema
Gilles Deleuze: A imagem-movimento e A imagem-tempo
Serge Daney: A rampa
Jean-Claude Carrière e Pascal Bonitzer: Prática do roteiro cinematográfico
David Mamet: Sobre direção de cinema
Dudley Andrew: As principais teorias do cinema,
Jacques Rancière: A fábula cinematográfica e As distâncias do cinema

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.