loader image

Oficina Cinema Negro Feminino contemporâneo com Inscrições Abertas na Escola de Cinema Darcy Ribeiro

A Escola de Cinema Darcy Ribeiro está com inscrições abertas para  a oficina Cinema Negro Feminino contemporâneo que será dada por Rosa Miranda. A oficina pretende visibilidade a realizadoras negras brasileiras contemporâneas, fornecer informações sobre as mulheres negras no audiovisual e desenvolver uma compreensão a respeito da importância dessas mulheres na cena brasileira; através de aulas expositivas, acompanhadas de exemplos fílmicos e debate sobre os filmes.
 
Rosa Miranda ingressou no curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense (2012), tendo concluído em setembro de 2017, sendo a primeira mulher negra formada em licenciatura em Cinema e Audiovisual no Brasil. Como arte-educadora atua desde 2012 tendo ampla experiência com o público infanto-juvenil. Como cineasta realizou mais de 17 produções cinematográficas, além de produzir diversos eventos culturais ligados a promoção da sétima arte negra como: palestras, debates, mesas, cursos de formação, oficinas de cinema negro em diversos estados do Brasil.
Ministrou aulas sobre história do cinema negro brasileiro, como professora convidada em diversos cursos de graduação e eventos em Instituições de Ensino Superior. Participou de debates sobre Cinema Negro, Cinema Africano, História do Cinema Brasileiro, nas seguintes IES: Fundação Getúlio Vargas (FGV), UNIRIO, UERJ, UFF. Além disso, ministrou aula, como professora convidada, no Programa Pós-Graduação de Mestrado em Comunicação da UFF. Atualmente faz curadoria em cineclubes, mostras e eventos de cinema negro; sendo curadora e produtora do Cineclube Atlântico Negro. Além disso, está captando recursos para uma série documental, pré-produzindo um curta-metragem, administrando o Coletivo Kbça D’ Nêga – do qual é fundadora e idealizadora.
Confira mais informações sobre a oficina no link: http://www.escoladarcyribeiro.org.br/oficinas-livres/oficina-livre-cinema-negro-feminino-contemporneo/


Posts Relacionados