Magno Pinheiro: diretor da #GeraçãoDarcy

Magno Pinheiro, 36 anos, descobriu o cinema quando seu pai chegou em casa com um vídeo cassete, no início dos anos 90. A partir daí, criou-se uma relação muito forte com a vídeo locadora de sua cidade, no interior da Bahia. Logo entendeu que podia ir para qualquer lugar do mundo, para além dos Estados Unidos, alugando fitas de vídeo. Começou a ler criticas de cinema e foi ficando cada vez mais criterioso nas escolhas. Por volta de 2008, junto com um grupo de teatro do qual fazia parte, começou a cogitar a possibilidade de realizar de um curta metragem. Em 2009, realizaram seu primeiro curta, no qual participou como ator e montador. Depois desta primeira experiência, Magno não parou mais de realizar. A secretaria de Educação do Estado da Bahia criou o PROVE (Produção de Vídeos Estudantis) e ele se tornou o professor responsável por cuidar do projeto na escola em que trabalhava. Em 2013, um projeto realizado em parceria com os alunos acabou sendo o vencedor na final do Festival Estudantil, que acontece anualmente em Salvador.

Em 2015, veio estudar na Darcy, com o intuito de se especializar em Direção Cinematográfica. Aqui Magno entendeu a importância de se fazer amigos e parceiros para a realização de uma obra audiovisual. Em sua caminhada com o cinema, o diretor teve a oportunidade de filmar muitos projetos, dos quais destaca dois que foram feitos ainda na Escola: “Lilith” foi seu trabalho final da disciplina de Linguagem Cinematográfica II e participou de alguns festivais pelo mundo; “Avoada” foi seu trabalho de conclusão de curso e teve uma grande trajetória em festivais, participando dos principais festivais brasileiros, incluindo a Mostra de Cinema de Tiradentes. Magno acabou de escrever seu primeiro roteiro de longa-metragem, chamado: “O Massacre de Realengo”, no qual vem investindo, pensando em laboratórios e festivais.

Já assistiu à “Avoada”? Este e outros trabalhos da #GeraçãoDarcy estão em nosso canal no YouTube: http://bit.ly/geracaodarcy

AVOADA (FLEW AWAY) from Magno Pinheiro on Vimeo.