loader image

Macário: cineasta da #GeraçãoDarcy

Direção, roteiro, montagem e produção: Macário, de 29 anos, se formou em todos os nossos cursos regulares. Quer mais #GeraçãoDarcy do que isso?

Aos 15 anos, ele já iniciava sua carreira profissional, na rede de cinema Cinemark, como menor aprendiz. Com 18, foi para a Europa, onde viajou por cinco anos pelos países do Mar Mediterrâneo, e estudou Fotografia Para Cinema e História da Arte na França. Aos 21, quando Macário regressou ao Brasil, estudou na Darcy, na PUC e no Centro Afro Carioca de Cinema.

Seu primeiro filme foi SANKOFA, com estreia em Berlim, no projeto IÊ AÇÃO CULTURAL, realizado após começar seus estudos com a gente, em 2013. Aqui, Macário produziu e dirigiu os filmes UMZIMBA, Doces Sonhos, Corpo Preto Movimento, Crivela Universal, Pequena África e ‘Sexy, Bitch!’.

Hoje, Macário coleciona 10 filmes como diretor, de diferentes linguagens, com representatividade negra, vídeo-dança, documentário e vídeo-arte.

É produtor da página “Viagem em Preto e Branco”, relacionada à cultura afro-brasileira contemporânea na cidade do Rio de Janeiro, na qual assume direção e edição de vídeos e fotografia; faz a curadoria do CineMacaRio, cineclube onde exibe sua filmografia, filmes africanos e da nova geração do Cinema do Possível; atua como Mídia no Centro Afro Carioca; e é mestrando em Relações Étnicos-Raciais no CEFET, pesquisando Zózimo Bulbul, pai do cinema negro brasileiro.

Assista a Doces Sonhos e a outras produções da #GeraçãoDarcy no nosso canal do YouTube: http://bit.ly/geracaodarcy

 


Posts Relacionados