Luisa Parnes, Estudante do Curso de Especialização em Roteiro, Assina “Antes Que Eu Me Esqueça”

Cena

José de Abreu e Danton Mello em cena de “Antes Que Eu Me Esqueça”.

Luisa Parnes (foto), que fez o curso de especialização em Roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, assina seu primeiro longa como roteirista em circuito comercial, Antes Que Eu Me Esqueça, comédia que estreia nos cinemas no dia 24 de maio, estrelada por José de Abreu. A pré-estreia ocorre em São Paulo, dia 14 de maio, e no Rio, dia 15.  Luisa visitará a Escola de Cinema Darcy Ribeiro no dia 02 de maio.

Antes Que Eu Me Esqueça, direção de Tiago Arakilian, aborda questões como sexualidade na terceira idade e Alzheimer ao contar a história de Polidoro, que aos 80 anos de idade resolve demolir a estabilidade de sua confortável vida de juiz aposentado e virar sócio de uma boate de strip-tease. A comédia dramática conta com José de Abreu, Danton Melo, Dedé Santana e Guta Stresser no elenco e vem acumulando críticas positivas aos roteiro nas mostras e festivais pelo mundo.

Trajetória

Advogada formada pela PUC-Rio, Luisa Parnes nunca exerceu a profissão. Em 2006 foi estudar História da Arte em Londres, onde aproveitou para fazer um curso de roteiro. E caiu de amores pelo cinema. Além da Inglaterra, morou na Espanha e passou uma temporada na França.  De volta ao Brasil, fez o curso de especialização em Roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.  Trabalhou como assistente de produção e frequentou sets de filmagens. “Sem dúvida essas experiências no set me tornaram uma roteirista melhor”, diz Luisa.

Em 2010 ela aplicou e ingressou para o mestrado em dramaturgia na New York University. De 2013 ao início de 2018 deu aulas de roteiro na New York Film Academy, uma das mais prestigiadas na área de cinema em todo o mundo.  “A repercussão positiva de Antes Que Eu Me Esqueça nos festivais foi o último empurrão que eu precisava para tomar a decisão de me dedicar exclusivamente a escrever roteiros. Já há tempos considerava que dar aula estava tirando muito o meu foco sobre a escrita”, conta.

Ao longo dos últimos anos, Luisa escreveu pilotos para séries da MTV (Fé na Tábua) e da Universal (What´s off), assinou o roteiro de um filme independente (American Falls), ganhou vários prêmios por roteiros não produzidos. No momento, está completando a primeira etapa de um roteiro com um diretor baseado nos EUA. Paralelo a isso, desenvolve projetos para televisão junto ao diretor do filme Antes que Eu Me Esqueça, Tiago Arakilian.

Antes Que Eu Me Esqueça

O filme já foi exibido em alguns festivais no Brasil e no exterior.  Na Mostra SP colheu aplausos, e lotou as salas do Festival em Santa Barbara. Luisa acredita que o filme vai ser bem recepcionado pelo público. “Só espero que as paixões políticas não atrapalhem muito – há espaço para o diálogo.”, afirmou.

Luisa se mostra surpresa com a receptividade que o filme vem tendo. “Nunca imaginei, na minha vida, que iria repercutir assim. Só do filme ser feito já foi um pequeno milagre, muitos roteiristas escrevem e nunca vêem seu filme ser produzido, muito menos distribuído. Me sinto sortuda, abençoada e, também, orgulhosa do nosso trabalho”, diz com entusiasmo.

Atualmente Luisa Parnes está completando a primeira etapa de um roteiro com um diretor baseado nos EUA cujo nome não pode revelar. Paralelo a isso, está desenvolvendo projetos para televisão junto ao diretor Tiago Arakilian, além de estar, finalmente, voltando a escrever coisas mais pessoais. “No momento um roteiro de longa-metragem sobre uma família brasileira em Nova Iorque”, revela Luisa Parnes.

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=7m9TlvHjny8

WhatsappFITY