Geração Darcy: Tetsuya Maruyama e Mariana Luiza Falam Sobre Suas Carreiras no Audiovisual, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro

No próximo sábado, dia 06 de abril, a partir das 14 horas, a Geração Darcy mostra a sua cara! Na Sala Ruy Guerra acontece o evento que recebe dois diretores para falar sobre suas experiências profissionais no cinema: Tetsuya Maruyama e Mariana Luiza. Tetsuya, além de falar sobre a carreira, vai mostrar seu filme “O Conto do Coruja”, livremente inspirado pela fábula haitiana de mesmo título, “O Conto do Coruja” que discretamente traça um pequeno capítulo de Mackenson, imigrante haitiano que encontra-se no contexto social pós-onda-imigratória-haitiana no Brasil contemporâneo.

O diretor Tetsuya Maruyama, que nasceu em Yokohama, 1983, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Tem Bacharelado em Arquitetura pela Universidade de Buffalo (NY) e Montagem pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (Rio de Janeiro).

Já Mariana Luiza, que cursou Montagem/Edição na ECDR, fala sobre suas vivências. Ela é diretora do conhecido curta “Casca de Baobá”, que conta a história de Maria, uma jovem negra nascida em um quilombo no interior do estado, é cotista na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua mãe, Francisca, leva a vida cortando cana nas proximidades do quilombo. As duas trocam mensagens para matar a saudade e refletir sobre o fim de uma era social e econômica.

Sinopse de O Coruja

O coruja encontra com a pomba na quebra do crepúsculo, entrando no território ao qual ele sabe que não pertence. Nesse universo desconhecido de som/imagem, os dois mundos sempre parecem colidir; Silvo de fita-cassete/andarilho, ritual de vodou/nova manhã, funeral/barco de pescador.

Livremente inspirado pela fábula haitiana de mesmo título, “O Conto do Coruja” discretamente traça um pequeno capítulo de Mackenson, imigrante haitiano que encontra-se no contexto social pós-onda-imigratória-haitiana no Brasil contemporâneo.

O filme ganhou prêmio de melhor filme no Festival Márgenes em Madri, Espanha.