Festa do Cinema Italiano 2019 oferece masterclass sobre história do cinema italiano

A 8½ Festa do Cinema Italiano começa nesta quinta-feira (8), em várias cidades no Brasil. No Rio de Janeiro, a programação vai até a próxima quarta-feira (14), no Espaço Itaú de Cinema. Ao todo, serão exibidos 12 longas, entre comédias, dramas e documentários. Os ingressos podem ser comprados pela internet e na bilheteria do cinema. O preço é 20$ (10$ meia-entrada).

Este ano, o festival promoverá uma masterclass com o diretor e roteirista Marco Tullio Giordana, sobre a história do cinema italiano, desde o neorrealismo até os dias de hoje. Alunos da Escola de Cinema Darcy Ribeiro são convidados do encontro, que acontece na próxima segunda-feira (12), às 18h, no Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (Av. Presidente Antonio Carlos, 40 – 4º Andar – Centro).

Giordana dirigiu filmes como Os Cem Passos (2000) – vencedor do Prêmio do Público da 27ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo –, Pasolini – Um Crime Italiano (1995) e O Melhor da Juventude (2003), cuja versão restaurada será exibida durante o festival, em duas sessões.

A entrada da masterclass é gratuita, mediante inscrição aqui.

Confira a programação completa do festival: