loader image

Estudante de Roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro Vence Edital

A Geração Darcy não para. Desta vez é Ana Clara Costa, selecionada para o Júri Jovem da 10ª Semana de Cinema.

Ela começou seus estudos de cinema como aluna de projetos sociais audiovisuais voltados para jovens de origem periférica: a Oficina de Capacitação e Realização Audiovisual (2016) da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, e também o Curso de Direção da Criativo Film School. Mineira de Além Paraíba, participou de sete curtas-metragens e duas webséries, nas áreas de direção, roteiro, fotografia e montagem, todos relacionados a narrativas periféricas e populares. 

Com os filmes, participou de festivais como a 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto e do último Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, além de exibições independentes em territórios populares como Costa Barros, Vila Kennedy, Batan, Fumacê, Madureira, Providência.

Em 2017, Ana Clara Costa venceu o Edital Plano de Autonomia Territorial do Rio de Janeiroda Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, que permitiu a realização de oficinas audiovisuais e a produção de um filme no Fumacê, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Ana é roteirista e diretora do Programa “Querendo Assunto”, disponível no youtube, no qual três mulheres negras recebem sempre uma convidada pra falar de assuntos gerais do cotidiano, na multiplicidade que é a existência das mulheres negras. Atualmente, Ana Clara Costa é estudante de Roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.


Posts Relacionados