OFICINA LIVRE PUBLICIDADE E CINEMA

Oficina Livre Publicidade e Cinema

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSOR: Hélio Eduardo Lopes (participação de Rodrigo Fonseca)
CARGA HORÁRIA: 18 horas
DATA: 15, 17, 22, 24, 29 e 31/01 das 16h às 19h.

VALOR: R$ 200,00 pode ser parcelado em até 2x no cartão.

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / Ag 0183-X – C/C 40.8757-7 – Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected] com nome completo.

2. APRESENTAÇÃO:
Este curso irá analisar a relação do mercado cinematográfico e da publicidade, através de conceitos e práticas já utilizadas no cinema nacional e no exterior, e também propor a discussão de novas ideias para a captação de potenciais investidores em projetos cinematográficos pela utilização, principalmente, do product placement.
O curso visa ser um exercício prático para a inserção de marcas, produtos e serviços, com bom gosto e sutileza, permitindo a viabilização de projetos de cinema através da publicidade.
Durante o curso serão analisados exemplos de product placement, adverteinment, trailers, clips musicais produzidos no Brasil e no exterior sob a ótica de geração de negócios. Também serão fimados exercícios práticos de product placement, produzidos em aula, em smartphones.
A proposta do curso nasce da percepção da lucrativa relação que sempre existiu entre o cinema e a publicidade. Grandes diretores já filmaram comerciais. Alguns, inclusive, começaram suas carreiras na publicidade. O product placement se tornou um exemplo de sucesso para produtos e cineastas em produções nacionais e internacionais, com exemplos que fazem parte da história do cinema e da memória do público. O futuro já chegou: o advertainment emplacou na TV. Será que essa novidade pode fazer carreira também no cinema?
O curso terá a participação do crítico de cinema, roteirista e professor da Darcy Ribeiro Rodrigo Fonseca, na análise de sequências cinematográficas e de exercícios dpropostos em aula, e de um produtor cultural, que apresentará cases de captação através da lei Rouanet.
3. PROFESSOR:
Hélio Eduardo Lopes é pós-graduado em Marketing pela Universidade Estácio de Sá e graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-Rio. Foi responsável pelo marketing das editoras Ediouro Quadrinhos e Pixel Media. Nesse período, elevou a presença dos quadrinhos nas livrarias através de ações estratégicas de marketing. É cinéfilo, roteirista de quadrinhos e atualmente atua com consultoria em marketing digital.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1 – A história da relação entre cinema e propaganda
Rádio, o começo de tudo
Leni Riefenstahl e a estética cinematográfica usada na propaganda
Trailer: da exibição pós-filme a elemento fundamental da publicidade fílmica
Comerciais de grandes diretores de cinema
Publicitários que migraram para o cinema

Aula 2 – Narrativas e Linguagens do cinema e da publicidade
Definição de publicidade
Linguagem cinematográfica
Narrativa cinematográfica
Elementos do discurso cinematográfico
O processo criativo da publicidade
Narrativa publicitária
Narrativas transmidiáticas
As interfaces comunicacionais
A estética do consumo entre cinema e publicidade

Aula 3 – os atores da publicidade no cinema
Merchandising
Merchandising Editorial
Product Placement
Branded Entertainment
Advertainment
Tipos de Product Placement
Níveis de Product Placement
Técnicas de Product Placement
Análise de filmes com exemplos de Product Placement
Preparação de roteiros dos filmes exercícios

Aula 4 – Contexto e cenário atuais – intertualidade e hibridismo
Por que o ódio ao merchandising editorial? Maus exemplos!
As diferentes mídias e suas particularidades
Product placement em novelas
A intertextualidade
A criação intertextual
Hibridismos – a publicidade vira conteúdo
Cinema e publicidade televisual – do comercial ao artístico
Análise de filmes com exemplos de Product Placement

Aula 5 – Análise da qualidade de exemplos de product placement com Rodrigo Fonseca
Análise qualitativa e edição dos filmes-exercícios produzidos em aula

Aula 6 – Buscando oportunidades no mercado com produtora de cinema
Modelos de negócios para Product Placement
Dados recentes do mercado cinematográfico
Onde buscar apoio
As possibilidades via Lei Rouanet
Grandes mercados: franquias e outras possibilidades
Exibição dos filmes-exercícios produzidos em aula
5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.