OFICINA LIVRE DE MONTAGEM - A EDIÇÃO DO PENSAMENTO CINEMATOGRÁFICO

PROFESSOR: Pablo Francischelli
CARGA HORÁRIA: 8 horas
DATA: 27/11, 04/12, 11/12 e 18/12 (terças), das 19h às 21h
VALOR: R$350,00 pode ser parcelado em até 3x no cartão (presencialmente).
Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]

2. APRESENTAÇÃO:

A oficina propõe uma imersão ao mesmo tempo reflexiva e prática acerca da relação entre a montagem e os demais estágios de produção de um filme. O foco do trabalho é pensar o processo de edição como ato criativo que de alguma forma pré-existe nas etapas anteriores de roteirização, produção e filmagem de uma obra audiovisual. Partiremos do pressuposto de que o sentido do filme é constantemente ressignificado ao longo do processo, passando por diversos tipos de cortes e tomadas de decisão até chegar à ilha de edição.

3. PROFESSOR:

Pablo Francischelli é montador, diretor e produtor. Fez sua estreia autoral em longa-metragem com “Siba – Nos Balés da Tormenta” (Festival do Rio 2012). Em 2017, lançou seu segundo longa-metragem, o documentário musical “Sotaque Elétrico” (premiado no Brasil e exibido em festivais na Europa e Estados Unidos). Assinou a direção das séries “Sete Vidas em 7 Cordas” (2015), exibida no Canal Brasil e na Tv Cultura – vencedora do prêmio de Melhor Roteiro no 2a Telas – Festival Internacional de Televisão”, e “Histórias de Adoção” (2016), exibida no GNT. Foi produtor executivo da série “Outro Futebol” (2014), adaptada do filme homônimo argentino dirigido por Federico Peretti e “Cantada de Mina” (2018), dirigida por Eliza Capai. Foi montador das séries Liberdade de Gênero (2017) e Amores Livres (GNT, 2015), dirigidas por João Jardim, “Eu Adolescente” (GNT, 2016) dirigida por Roberto Berliner e “O Som e o Silêncio”, dirigida por José Joffily. Atualmente se prepara para filmar seu próximo longa-metragem na fronteira entre o Brasil e a Argentina.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1 – Somos Todos Montadores

As múltiplas possibilidades que se apresentam durante a realização de uma obra audiovisual e a
permanente necessidade de escolher caminhos.
Exercícios Práticos

Aula 2 – O Montador Invisível

Pensar a montagem antes mesmo dela existir; de que forma se dá a relação entre a montagem e as demais etapas de roteirização, produção e filmagem.

Exercícios práticos.

Aula 3 – Tudo se Resolve na Ilha de Edição

O que acontece quando se esquece da montagem; a importância do material bruto.
Exercícios práticos.

Aula 4 – Montando o filme com a câmera

Exercício de filmagem pensado a partir da edição, no qual os planos são filmados em ordem sequencial com a intenção de construir a montagem diretamente na câmera.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
[email protected] / [email protected] / www.escoladarcyribeiro.org.br

Venha fazer parte da Geração Darcy!