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OFICINA LIVRE DIÁLOGOS ENTRE O CINEMA E A PROPAGANDA

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSOR: Luiz Eduardo Ozório
CARGA HORÁRIA: 18 horas (6 aulas de 3h cada)
DATA: 02, 09, 16, 23 e 30/06 e 07/07 (sábados), das 14h às 17h.

VALOR: R$350,00 pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamento à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]

 

2. EMENTA:
O curso se propõe discutir a utilização da linguagem cinematográfica na publicidade, com dois objetivos distintos: o do cinema, em criar recursos dentro do contexto dramatúrgico afim de gerar lucros e assim viabilizar o projeto cinematográfico; em contrapartida, o da publicidade é qualificar a comunicação, agregar valor de branding em suas marcas, produtos ou serviços e, por conseguinte, gerar resultados mais satisfatórios em termos de lucratividade.

 

3. PROFESSOR:
Graduado em Cinema Pela Universidade Estácio de Sá e mestrando pela UBA – Universidad de Buenos Aires, em Cine Argentino, Cine Latino Americano y Teatro. Diretor de arte há 30 anos no mercado de publicidade, com passagens nas principais agências de publicidade do Rio de Janeiro, tendo atendido a grandes empresas do Brasil, com reconhecimentos e prêmios nacionais e internacionais, como o Festival de Cannes. Como profissional de audiovisual, atuou como diretor de arte no curta-metragem, “O Quadro”, ganhador de nove prêmios, nacionais e internacionais, atuou também como diretor de arte no longa-metragem “Solteira quase surtando”, ainda sem data de estreia. Atualmente, está produzindo e dirigindo o longa-metragem documental “Doidos de Pedra”, em fase de montagem. Na publicidade, atua há trinta anos como diretor de arte e diretor de criação, em diversas agências de publicidade, atendendo as mais importantes contas da comunicação brasileira, com projetos premiados em âmbito nacional e internacional.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

AULA 1 – ORIGENS DO CINEMA E DA PROPAGANDA
– CINEMA: Transitaremos na história do cinema, desde sua data de criação oficial (1895). Analisaremos os primeiros filmes, contextualizando o início do cinema. Nossa análise visa entender a visão subjetiva atrás da câmera, os aspectos e as mensagens sugeridas pelos cineastas desde aquela época.

– PROPAGANDA: Analisaremos a origem da publicidade e propaganda como finalidade de utilizar a criatividade para gerar lucros e vendas. Trabalharemos com exemplos de anúncios memoráveis. O conceito “Mad Man”, usado na publicidade, sem uma preocupação moral com o que se vende e, sobretudo, na utilização do cinema para alcançar as massas com claro objetivo de enviar mensagens patrióticas e governamentais, em especial, em períodos de guerra. O produto, seus concorrentes, o ambiente mercadológico e hábitos de consumo de seus consumidores e o repertório cultural do próprio criativo, que é constituído ao longo da vida do profissional, por meio do conhecimento.

AULA 2 – O CINEMA E A PROPAGANDA: INTERTEXTUALIDADES
A coexistência entre os dois mecanismos: momentos ou fases em que uma coisa de certa forma se apodera da outra, com o propósito de ora enviar uma mensagem, ora de posicionar marcas e produtos.

– A RELAÇÃO HISTÓRICA ENTRE O CINEMA E A PUBLICIDADE: A propaganda política.
– DISPUTAS ELEITORAIS TRAVADAS NA PUBLICIDADE, DISCUTIDAS NO CINEMA: A manipulação através da propaganda.

AULA 3 – A RELAÇÃO ENTRE A PROPAGANDA E O CINEMA.
A publicidade e o cinema há muito tempo caminham juntos, cada qual com seus objetivos particulares, que buscam rentabilizar seus projetos artísticos e agregar valor às suas marcas. Veremos alguns exemplos de comerciais que se apropriaram dos conceitos criativos de alguns filmes para construir suas ideias.

AULA 4 – O CINEMA E O MERCHANDISING
Diversos são os exemplos de cineastas que decidiram inserir a publicidade em seus filmes, afinal, é preciso pagar as contas. No entanto, se faz muito necessário um estudo minucioso para saber como empregar um determinado produto ou serviço dentro de uma obra artística, sem que isso a comprometa. Para isso, o melhor emprego para estes apêndices, sempre será inseri-lo na narrativa, de maneira eloquente e coerente ao tema.
AULA 5 – TRABALHO PRÁTICO
Criaremos um roteiro para comercial de TV a partir de um filme de cinema, com o uso do merchandising.

AULA 6 – APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS

 

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.