OFICINA LIVRE DE NARRATIVAS INTERATIVAS PARA JOGOS E OUTRAS LINGUAGENS
1. INFORMAÇÕES GERAIS:
Professor: Thiago Baptista
Data: 17 a 21 de julho, das 18h Às 21:30h, e 22 de julho das 10h às 17h
Carga horária: 24h
VALOR: R$ 450,00 – pode ser parcelado em até 2x no cartão.
Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / Ag 0183-X – C/C 408.757-7 – Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]
2. APRESENTAÇÃO:
Jogos para consoles, PCs e smartphones são hoje uma indústria que movimenta mais dinheiro que o cinema. E esses videojogos são uma forma de arte considerada por muitos a “literatura do séc. XX”. Cada vez mais jogos são veículos de contação de histórias; porém, escrever para jogos não é o mesmo que escrever para o cinema ou para TV. A narrativa interativa, onde o leitor/jogador deixa de ser um mero espectador passivo e passa a ter agência sobre a história contada, apresenta desafios particulares que exigem uma nova forma de se pensar tanto o narrar quanto o jogar. A proposta dessa oficina é abordar esses desafios na prática, discutindo jogos como forma de arte e exercitando o conhecimento aprendido. Ao final da oficina, os alunos terão construido suas próprias narrativas interativas na forma de um jogo de aventura em texto.
3. PROFESSOR:
Thiago Baptista é Designer de Narrativas, roteirista e redator na Fableware Narrative Design, onde trabalha, dentre outros projetos, no jogo Sword Legacy: Omen. É graduando em Jogos Digitais pelo Instituto Infnet e estuda Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. É autor e desenvolvedor de jogos independente, e estudou roteiro com Yoya Wursch, Marcelo Starobinas e Márcia Zanelatto.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1:
– Narrativa: conceitos e definições
– Narrativas tradicionais vs interativas
– Jogos e sua arte
– Narrativa embutida vs narrativa emergente
– Narrativas em jogos: apreciação
– Apreciação: adventures em texto
– Apreciação: livros-texto (“escolha sua aventura”)
– Apreciação: aventuras gráficas aponta-e-clica
– Apreciação: RPGs computacionais
– Apreciação: “interactive novels”
Aula 2:
– Introdução à ferramenta Twine
– Árvore de decisões e diálogos
– Variáveis, condições
– Exploração de ambientes
– Criação de quebra-cabeças simples
– Exercícios
Aula 3:
– O que é arte?
– O que são jogos?
– A arte dos jogos: o gameplay
– O gameplay como metáfora: Decatlo de Reiner Knizia
– Arte e impacto: Train de Brenda Romero
– Mecânica como mensagem: Papers, Please e You Become What You Behold
– O poder do tema: That Dragon, Cancer e Coming Out Simulator
– Narratologia x Ludologia
– Narração e jogar: That Pretentious Game
Aula 4:
– Jogos e fronteiras: The Stanley Parable e Loniness
– Os eurogames e a supremacia da mecânica
– Questionamentos: o movimento New Games
– Jogos não são arte: respondendo a Rober Ebert
– Jogos, arte e Twine: Rainy Days
– Exercícios práticos
Aula 5:
– Introdução ao Design de Narrativas
– Narrativas interativas lineares
– Narrativas interativas ramificadas
– Narrativas interativas de múltiplos finais
– Exercícios: história interativa não-linear
– O quebra-cabeças e a narrativa interativa linear
– Estudo aprofundado: Day of the Tentacle
– Exercício: história interativa linear
Aula 6:
– Árvores de diálogo
– Roteiro para narrativas interativas
– Cenários de RPGs como roteiro interativo
– Exercício: uma cena de RPG
– Roteiros para jogos
– Roteiro literário vs roteiro técnico
– Roteirismo via planilhas
– Exemplo e exercício de roteiro
– Jogos e cinematografia: paralelos históricos
– Jogos e cinematografia: cenas de corte
– Jogos e cinematografia: GTA 5, The Witcher 3: Wild Hunt
– Trabalho final
– Últimas palavras: pelo reconhecimento dos jogos como forma de arte
5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.