OFICINA LIVRE ATELIER DE STREAMING

PROFESSOR: RODRIGO MODENESI
CARGA HORÁRIA: 15h
DATA: Início: 11/07 – 5 aulas / terças e quintas-feiras de 15h às 18h

VALOR: R$ 450,00 – pode ser parcelado em até 2x no cartão.

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / Ag 0183-X – C/C 40.8757-7 – Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]
2. APRESENTAÇÃO:
O curso tem como objetivo capacitar os alunos a realizar transmissões de imagens e sons ao vivo na internet (streaming) utilizando aparelhos celulares e a plataforma Twitcasting. O Atelier visa também desenvolver o pensamento crítico sobre a produção de imagens e sons. Por isso, questões estéticas e de linguagem de cinema e da relação entre imagem e poder serão abordadas, sempre visando provocar a reflexão sobre o que é o ato (político e artístico) de produzir imagens. O streaming será entendido e praticado no curso a partir da perspectiva do cinema documentário e do midiativismo como uma ferramenta de produção de narrativas na escala da micropolítica.

3. PROFESSOR:
Rodrigo Modenesi é formado em Cinema pela Universidade de Paris III e em Filosofia pela PUC-Rio. É mestre em Artes pela PPGArtes da UERJ. Realizou streamings durante as manifestações de 2013 e durante a Copa do Mundo, com seu canal “Morre Diabo!”. Foi professor de linguagem cinematográfica da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. É atualmente, professor de Edição e de Comunicação Oral no Senac-Rio e trabalha como editor de cinema e vídeo. Cursa o Doutorado do PPGArtes da UERJ, desenvolvendo uma pesquisa sobre os usos políticos do streaming e sua relação com o cinema documentário.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
As aulas terão uma parte expositiva, para desenvolver as questões teóricas (estéticas e políticas) que envolvem o streaming, e uma parte prática para exercitar e aplicar este conhecimento. Utilizaremos como base teórica a linguagem, a história e a estética do cinema, através da visualização e análise de trechos de filmes. Queremos provocar o pensamento crítico sobre a produção das imagens ao vivo, a partir de conceitos estéticos e éticos e da realização de exercícios práticos de streaming monitorados pelo professor.

1- Introdução ao aplicativo do Twicasting. Bases técnicas para a realização de uma transmissão ao vivo. Introdução às narrativas de transmissão ao vivo. O surgimento do streaming politico no Brasil em 2013. As diferenças entre as narrativas da mídia tradicional e da mídia alternativa. O streaming como ferramenta que cria relações e redes.

2- Sobre o uso do streaming no ativismo politico. A preparação da transmissão, o desenvolvimento de objetivos, o improviso, as entrevistas espontâneas. Práticas de transmissão ao vivo nas ruas: desenvolvimento de perspectivas especificas, entrevistas e capacidade de improvisação.

3- A diferença entre o cinema narrativo clássico e o cinema moderno segundo Deleuze e Bazin. O uso de dispositivos de linguagem destes dois campos para o desenvolvimento de narrativas no streaming. Discussão e prática de criação de narrativas: a dramatização/emocionalização das narrativas, o arco dramático do cinema clássico, os tempos mortos e a falência do esquema sensório-motor do cinema moderno.

4- A busca de uma genealogia possível para o streaming midiativista. Algumas referências do cinema documentário e de ensaio: Harun Farocki, Dziga Vertov, Jean-Luc Godard e Jonas Mekas. Desenvolvimento do ponto de vista/perspectiva na narrativa, criação de linguagens. Práticas de transmissão ao vivo nas ruas: uso de diferentes possibilidades de linguagem.

5- Análise das produções dos alunos. A relação entre a forma e o conteúdo das transmissões, a busca de um estilo de transmissão, a criação de uma personagem e de uma assinatura. Outros usos políticos possíveis do streaming.

Bibliografia de referência
AUMONT, Jacques. A estética do filme. Campinas SP: Papirus, 1995.
BAZIN, André. O cinema – ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
DANEY, Serge. La Rampe. Paris: Éditions Gallimard, 1983.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.
_______. L’Image-Mouvement. Paris: Les Éditions de Minuit, 1983
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. Campinas, SP: Papirus, 2011.
MACKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte & Letra, 2006.
MOLETTA, Alex. Criação de curta-metragem em vídeo digital: uma proposta para produção de baixo custo. São Paulo: Summus, 2009.
PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
YOEL, Gerardo (org.). Pensar o cinema – imagem, ética e filosofia. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
Filmografia de referência
Videogramas de uma Revolução (1992) de Harun Farocki
Operários ao sair da Fabrica (1995) de Harun Farocki
Imagens do Mundo e Inscrições da Guerra (1989) de Harun Farocki
Cinema olho (1924) de Dziga Vertov
Três canções para Lenin (1934) de Dziga Vertov
A sinfonia de Donbass (1931) de Dziga Vertov
Um homem com uma câmera (1929) de Dziga Vertov
Je vous salue, Sarajevo (1993) de Jean-Luc Godard
L’origine du XXIème Siècle (2000) de Jean-Luc Godard
Ao caminhar entrevi lampejos de beleza (2000) de Jonas Mekas
Lost, lost, lost (1976) de Jonas Mekas
Reminiscências de uma viagem à Lituânia (1974) de Jonas Mekas

Equipamento técnico necessário

Celular Smartphone, capaz de rodar o aplicativo do Twicasting, com acesso a cobertura 3G ou 4G, com um plano (assinatura) capaz de realizar um mínimo de 2GB de upload de informação por mês.
Bateria externa para celular com capacidade mínima de 3.000 mAh. O ideal é que cada um dos alunos tenha este material para realizar os exercícios de transmissão ao vivo do Atelier.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.