OFICINA DESIGN DE CENA

SEMESTRE LETIVO: 2020.1
PROFESSOR: Luciana Buarque
CARGA HORÁRIA: 20 horas
DATA: 27 a 31/01, das 14h às 18h.
INVESTIMENTO: R$540,00
Pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).
10% de desconto para quem estuda na escola ou se inscreve em dois ou mais cursos*.
5% de desconto para pagamentos à vista (dinheiro ou transferência bancária).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

*Desconto não cumulativo

2. APRESENTAÇÃO:

Essa oficina tem como objetivo explorar o design de cena. Faremos uma introdução teórica sobre o significado de uma cena, seus elementos artísticos – paletas de cores, texturas; seu processo de criação e montagem; seus desafios práticos e conceituais. Desde o tema escolhido e a apresentação da ideia, passando pela pesquisa de referências e linguagens, até a desprodução.

A oficina oferecerá, também, exercícios de criação e montagem de instalações, stylings, design de objetos, registros fotográficos e tratamento de imagem a partir do estudo de uma personagem, suas ações e seu ambiente. Para concluir, tudo convergirá para um produto único, entregando como arte final uma síntese do design de cena. Direção de arte, moda/figurino, cenário, objetos, make, design gráfico e fotografia. Tudo em um só lugar, uma só ideia, uma só arte.

3. PROFESSORA:

Luciana Buarque é diretora de arte e premiada figurinista de TV, teatro, cinema, shows e editoriais de moda. Formada em História, ingressou nas artes trabalhando com figurino, direção de arte, dramaturgia e roteiro, em teatro, TV, cinema, musicais e editoriais de moda. Tem desenvolvido projetos em parceria com os principais diretores e produtores contemporâneos: Cacá Diegues, Luiz Fernando Carvalho, Guel Arraes, José Luiz Vilamarim, entre muitos outros. Teve seu trabalho premiado nacional e internacionalmente, inclusive na Mostra Brasileira da Quadrienal de Praga, onde ganhou a Triga de Ouro, prêmio máximo da Quadrienal em 2011. Estreou como diretora artística e dramaturga na Casa França Brasil, onde desenvolveu da escrita à estética e direção de atores para o espetáculo A Caligrafia de Dona Sofia, protagonizado por Dira Paes, em 2014. Está desenvolvendo atualmente o projeto do livro Terceira Pele, sobre o processo de criação de figurino, um roteiro para longa metragem, O Homem que Escrevia Relâmpagos, e o projeto LuPa, de design de cena. Ministrou oficinas e palestras sobre seu processo de criação em diversos estados do Brasil.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1 – Introdução ao conceito de “cena”
Contação de histórias
Escolha de um personagem para cada quatro alunos
Definir personagens escolhidos, seu perfil e ambiente
Significado de uma cena, diferença entre realidade e dramaturgia
Elementos de uma cena: personagem, ações/objetos, ambiente, luz
Elementos artísticos de uma cena – conceito, paletas de cores, texturas
Exemplos: LuPa

Aula 2 – Desenvolvimento técnico do projeto
Pesquisar outros artistas
Definição de materiais, paleta de cores, técnicas e equipe que será utilizada
Desenvolvimento apresentação artística. Apresentar prancha.
Definição técnica, orçamentos, estrutura, equipe.

Aula 3 – Montagem do figurino e maquiagem
Aula prática. Criação e montagem de um figurino/styling

Aula 4 – Montagem objetos de cena e cenário
Aula prática. Criação e montagem de uma instalação (objetos e cenário)
Introdução básica à fotografia, com convidado.

Aula 5 – Fotografia, tratamento da imagem, desprodução
Fotografia da cena montada (modelos são os próprios alunos)
Tratamento da imagem (imperfeições, ajustes de cores)
Desmontagem

Lista de MATERIAL INDIVIDUAL que os alunos devem trazer na primeira aula:
ROUPAS E ACESSÓRIOS USADOS (para doação)
TESOURA
LINHAS E CORDAS
AGULHAS E ALFINETES
FITA CREPE, FITAS ADESIVAS
COLAS
TINTAS
CANETAS, LÁPIS, PAPEL RASCUNHO
PRENDEDORES DE ROUPA
MAQUIAGEM
Obs. Outros materiais que podem ser trazidos: costura, escritório, adereços, maquiagem. Não precisam ser profissionais, Quanto mais material, melhor.

Equipamentos dos alunos para uso em aula (não obrigatório):
COMPUTADOR
CELULAR
CÂMERA

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

A realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscritos.

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.
Venha fazer parte da Geração Darcy!