CURSO DE EXECUÇÃO DOS FIGURINOS

SEMESTRE LETIVO: 2019.1
PROFESSORA: Babita Mendonça
CARGA HORÁRIA: 16 horas
DATA: 3, 5, 10 e 12/04 (quartas e sextas), das 14h às 18h.
VALOR: R$350,00
10% de desconto para quem estuda ou já estudou na escola.
Ou pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

2. APRESENTAÇÃO:

Este curso de 4 encontros tem como objetivo trabalhar a execução do figurino para um projeto audiovisual e familiarizar os estudantes com o sistema de produção e suas fases: produção, execução (dos figurinos aprovados), orçamento, filmagem, controle financeiro e desprodução. O aprendizado foca nas técnicas de produção e execução, nos prazos e cronogramas, orçamento, controle financeiro do departamento e prestação de contas, permutas e merchandisings.

3. PROFESSORA:

Babita Mendonça é carioca, formada em Psicologia pela PUC-RJ e começou a trabalhar com audiovisual depois de uma temporada em Londres onde estudou Design de Moda, Têxteis e Padronagens. Inicialmente trabalhou como estilista, produtora de moda e objetos de cena e, a partir de 1983, passou definitivamente para a Direção de Arte e Figurinos. Assinou “Garota Dourada” de Antonio Calmon (1983), ”Os Trapalhões na Arca de Noé”, de Deo Rangel (1984), “Robin Wood e os Trapalhões” (1990) e “Trapalhões e a Árvore da Juventude” (1991), de José Alvarenga. Fez os figurinos de “Banana Split” (1986), de Paulo Sergio Almeida e de “Xuxa Pop Star” (2000), também de Paulo Sergio Almeida e Tizuka Iamazaki. Na televisão, trabalhou em programas, séries e novelas da TV Manchete, Globo, Bandeirantes, GNT, Multishow e Canal Futura. Fez figurinos de muitas séries entre elas “Meu Amigo Encosto”, para o Canal Viva, a série reality fake “Ribanceira”, para o Canal Brasil e “Sem Volta”, exibida pela TV Record. Fez inúmeros filmes publicitários nacionais e estrangeiros, além de Institucionais para o “Bolsa Família” e o “Canal Saúde”. Desde 2000, ministra cursos, oficinas e palestras sobre Figurinos e Indumentária na AICTV, SENAI/CETIQT, SENAC, UNESA, e Fundição Progresso, além de workshops, consultorias e palestras para particulares, empresas e grupos.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1

– Trabalho com pequeno roteiro, leitura e exercício de análise técnica. Abordagem de continuidade, elipse, passagem de tempo. O caminho da roupa.
– Elaboração de um Projeto de Figurino coletivo para trabalhar as etapas que se seguem (o Sistema de Produção). Sempre obedecendo ao conceito, vamos aprofundar em como se dá o funcionamento no trabalho da equipe da narrativa visual (Fotografia, Direção de Arte/Cenografia, Figurino + Caracterização), o estabelecimento da linguagem dessa narrativa estética e o trabalho com paleta de cor definida.
– Observação do filme Lavoura Arcaica (Luis Fernando de Carvalho), com making of e imagens de pré-produção.
– Observação de paletas de cor: Wes Anderson, imagens dos filmes “West Side Story”, Robert Wise, 1962, figurinos de Irene Sharaff e “Roda Gigante”, Woody Allen, 2017, figurinos de Suzy Benzinger.
– Exemplos de parcerias criativas de figurinistas x diretores.
– Fichas técnicas dos departamentos visuais de todos os filmes observados nas aulas.

Aula 2

– A equipe de um projeto. Os departamentos, quem é quem e quem faz o que. A hierarquia nas equipes.
– A equipe de Figurino. Funções do assistente. A base, a produção de rua e o set.
– O dia a dia na produção e das filmagens. Cronograma de Produção e Plano de Filmagem ou Gravação. Planilhas das etapas do processo.
– Aprendendo a lidar com os vilões da produção: prazo e orçamento
– As etapas do Sistema de Produção: a produção, a filmagem (ou estréia no caso de teatro ou ballet) e a desprodução.
– Mais planilhas: medidas, enxoval dos personagem e mapas de participações e figuração.
– Observação de filmes com making of de equipes trabalhando: É Proibido Fumar (Anna Muyllaert, 2009) e figurinos de Marisa Guimarães

Aula 3

Montando um figurino: Figurino de época / Figurino atual / Figurino construído
– A elaboração de um projeto de figurino e seu custo: o montante de figurinos para cada personagem com detalhamento. Usando a planilha do enxoval dos personagens e participações em planilha para checklist e orçamento.
– Previsão de roupas duplas ou específicas, roupas de conforto e sobras para opções por segurança.
– Observação do filme O Bem Amado (Guel Arraes, 2002) e figurinos de Claudia Kopke com making of de equipe de cenografia, figurino e fotografia.
– Imagens de exemplos de belos figurinos construídos, de época e atuais.

Exercícios para a aula 4:
1- Cada aluno trará exemplos de filmes de figurinos abordados na aula 3: Época, Atual, Construídos. Fichas técnicas dos filmes.
2- Exercício “Eu como Personagem”, onde o alunos farão um moodboard para criação do personagem que ele mais conhece: o seu próprio.

Aula 4

– Os alunos apresentarão os exercícios pedidos na aula 3.
– Com a simulação de um orçamento para o nosso projeto, vamos ver o planejamento dos custos e o controle financeiro, fazendo o projeto caber dentro desse orçamento.
– Veremos também as como funcionam empréstimos, permutas e merchandisings.
– A desprodução: devoluções, pagamentos e prestação de contas. Fechamento do trabalho. Créditos de agradecimento de parcerias.
– Indicação de bibliografia e filmografia.

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
[email protected] / [email protected] / www.escoladarcyribeiro.org.br

Venha fazer parte da Geração Darcy!