CURSO DE DIREÇÃO PARA CINEMA

post-direcao-cinema_nov19-2

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2019.2
PROFESSOR: Luiz Carlos Lacerda (Bigode)
CARGA HORÁRIA: 16 horas
DATA: 23 e 30/11 (10h às 13h), 07/12 (13h às 16h) e 14/12 (10h às 17h – com intervalo para almoço)
INVESTIMENTO: R$ 400,00
10% de desconto para quem estuda na escola ou se inscreve em dois ou mais cursos*.
5% de desconto para pagamentos à vista (dinheiro ou transferência bancária).
O pagamento pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

2. APRESENTAÇÃO:
Aulas teóricas com noções básicas da direção cinematográfica – desde o roteiro e sua decupagem técnica, a narrativa através da utilização dramatúrgica das lentes (determinantes do estilo fílmico) e o processo de realização do filme – da Pré-produção, Filmagem à Finalização; com exibição de trechos de filmes. Exercício prático de construção de uma storyline com decupagem técnica (pelos alunos) será realizado no Museu de Belas Artes a partir de detalhes/personagens de telas ali expostas.

3. PROFESSOR:
Assistente de Direção de Nelson Pereira dos Santos, Ruy Santos, Jurandyr Noronha e Roberto Pires. Diretor e Roteirista dos longas-metragens: Mãos vazias (1970), O princípio do prazer (1978), Leila Diniz (1987), For All – o Trampolim da Vitória (1997), Viva sapato! (2004), Casa 9 (2011), A mulher de longe (2012), Introdução à música do sangue (2017) e O que seria deste mundo sem paixão? (inédito). Dirigiu cerca de 30 curtas e médias sobre personagens da cultura brasileira. Foi produtor de longas de Carlos Diegues, Fabio Barreto, Gustavo Dahl, Hugo Carvana, Walter Lima Júnior, Mário Carneiro, Arnaldo Jabor, Sergio Resende. Produtor Executivo de novelas e séries da TV Globo. Dirigiu e roteirizou as séries Retratos brasileiros, Noticias de lá, Enciclopédia do samba e Interior/Dia para o Canal Brasil/Globosat, em parceria com Alisson Prodlik. Professor do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá (RJ), da Escola Internacional de Cinema de Cuba, do Polo do Pensamento Contemporâneo. Realiza Oficinas de Realização nas mostras de Cinema de Tiradentes (desde 1997), Ouro Preto (desde 2006), e do Festival de Cinema de Vitória. Atualmente realiza a série Atelier, sobre artistas plásticos brasileiros para a TV e escreve o roteiro do longa-metragem Dona Maria, a louca.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1
– Introdução à linguagem cinematográfica;
– Nomenclatura de Planos, Sequências e Movimentos de Câmera (com projeção de trechos de filmes).

Aula 2
– Inter-relação do Diretor com os diversos segmentos técnicos e artísticos e o processo de Pré-Produção, (incluindo Análise Técnica do Roteiro e Plano de Filmagem), Filmagem e Finalização;

Aula 3
– A construção da linguagem através da utilização dramatúrgica das lentes, Estilo e Narrativa;
– Leitura e Decupagem do Roteiro Técnico.

Aula 4
– Exercício prático de construção de uma storyline e linha de personagem (método Gabriel Garcia Márquez), partindo de elementos escolhidos pelos alunos nas telas do Museu de Belas Artes;
– Leitura e análise dos exercícios.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
A realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscritos.

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.
Venha fazer parte da Geração Darcy!