CURSO DE ANÁLISE ATIVA E A CRIAÇÃO DA CENA

SEMESTRE LETIVO: 2019.2
PROFESSOR: Michele Almeida Zaltron
CARGA HORÁRIA: 16 horas
DATA: 23 e 30/11, 07 e 14/12 (sábados), das 10h às 14h.
INVESTIMENTO: R$400,00
10% de desconto para quem estuda na escola ou se inscreve em dois ou mais cursos*.
5% de desconto para pagamentos à vista (dinheiro ou transferência bancária).
O pagamento pode ser parcelado em até 3x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

*Desconto não cumulativo

2. APRESENTAÇÃO:

Nesse curso será realizada uma experimentação prática sobre o Método de Análise Ativa para a criação da cena, a partir de material textual. Esse método de criação e de formação de artistas da cena foi desenvolvido por K. Stanislávski nos últimos anos de sua pesquisa laboratorial. Propõe-se a realização de um trabalho conjunto entre roteiristas, diretores/diretoras e atores/atrizes, profissionais e estudantes de cinema e das artes cênicas, no qual serão experienciados, pela criação de études (estudos), elementos que constituem essa metodologia, tais como: acontecimentos inicial, fundamental, central, final e principal; ações, obstáculos e objetivos de cada personagem. A prática de études possibilita um terreno fértil para a criação por se tratar de um processo de investigação artístico-pedagógica que concretiza em cena o Método de Análise Ativa.

3. PROFESSOR:

Michele Almeida Zaltron é professora e pesquisadora das áreas de atuação e de direção teatral. Possui doutorado em Artes Cênicas, pela UNIRIO (2016), com estágio doutoral na Escola-estúdio do Teatro de Arte de Moscou – Moscow Art Theatre School, Rússia (2014-2015), que resultou na tese: O trabalho do ator sobre si mesmo segundo o sistema de K. Stanislávski. É mestre em Ciência da Arte, pela UFF (2011), com a dissertação: Imaginação e desconstrução em K. Stanislávski. É idealizadora e organizadora, junto de Tatiana Motta Lima, do Seminário Stanislávski, evento de âmbito nacional que já realizou duas edições, no Rio de Janeiro. Foi professora substituta no Departamento de Arte Dramática da UFRGS (2017) e no Departamento de Artes Cênicas da UFSM (2007-2008). Além da publicação de artigos e da participação em eventos acadêmicos, realiza palestras e ministra oficinas sobre seu tema de pesquisa (Seminário Stanislávski: entre nós – Funarte – SP, Seminário Internacional Eisenstein #2: Meyerhold, Eisenstein//Teatro, Cinema//Imagem, Som – Fundação Casa de Rui Barbosa – RJ, UFSC, UFSM, UFRGS, Teatro Poeira – RJ, Teatro Escola Macunaíma – SP). Desde 2018, é membro do conselho artístico do CLAPS – Centro Latino Americano de Pesquisa Stanislávski. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde está ministrando, neste semestre, as disciplinas Laboratório de Encenação I e Atuação Cênica IV, esta última em colaboração com Tatiana Motta Lima.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 01

Introdução ao Método de Análise Ativa a partir de trabalho sobre material textual, em que serão discutidos e investigados elementos como: universo inicial; acontecimentos inicial, fundamental, central, final e principal; acontecimentos sequenciais e tangenciais; principal circunstância proposta; linha transversal de ação; circunstâncias propostas de cada acontecimento; ações, obstáculos e objetivos de cada personagem.

Aula 02

Experimentação prática sobre as ações físicas por meio da investigação de seus principais elementos constituintes: relação, adaptação, libertação muscular, atenção cênica e tempo-ritmo. Início da criação de études a partir de materiais textuais a serem escolhidos.

Aula 03

Aprofundamento dos études criados sob a perspectiva da Análise Ativa.

Aula 04

Prosseguimento do trabalho prático e apresentação dos processos realizados em cada grupo. Discussão e reflexão conjunta sobre os elementos experienciados durante a criação da cena.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
A realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscritos.

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.
Venha fazer parte da Geração Darcy!