loader image

CURSO IMAGEM-ESPAÇO: CINEMA E DIREÇÃO DE ARTE

post-imagem-espaco-2019-2

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2019.2
PROFESSOR: Jean-Louis Leblanc
CARGA HORÁRIA: 20 horas
DATA: 23 e 30/11 e 07 e 14/12 (sábados), das 10h às 16h (com intervalo para almoço).
INVESTIMENTO: R$650,00
10% de desconto para quem estuda na escola ou se inscreve em dois ou mais cursos*.
5% de desconto para pagamentos à vista (dinheiro ou transferência bancária).
O pagamento pode ser parcelado em até 3x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

*Desconto não cumulativo

 

2. APRESENTAÇÃO:

O curso propõe uma trajetória, abordando e defendendo a existência de uma Imagem-Espaço. Através dos Sentidos, das Artes e do Cinema, exemplifica e descreve os processos de Escultura e Modelagem do Espaço (seleção e edição das Imagens-Espaço) e, de maneira específica, apresenta os agentes destes processos no Cinema (sua realização, suas disciplinas e seus departamentos), dando ênfase para o departamento de Direção de Arte (Production Design), transmitindo noções conceituais, práticas e técnicas. Propõe ainda a reflexão sobre o resultado do espaço esculpido no filme projetado, sincretismo de real e irreal, onde agora a tela detém e contém o espaço e a vida.

 

3. PROFESSOR:

Jean Louis Leblanc é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em Arquitetura Urbana na Université Paris 8 e em Cad/Cam na École Supérieure d’Architecture, Paris. É diretor de arte há 23 anos, com experiência em produções brasileiras e estrangeiras. Realizou vários longas-metragens como D.A. entre os quais Cronicamente Inviável, de Sérgio Bianchi, O Caminho das Nuvens, de Vicente Amorim, Caixa 2, de Bruno Barreto, Reflexões de um Liquidificador, de André Klotzel e Un Giorno Devi Andare (seleção Sundance 2013), de Giorgio Diritti. Diretor de arte no longa-metragem Pacificado, de Paxton Winters, grande vencedor no festival de San Sebastián: melhor filme, melhor ator e melhor fotografia (2019-2). Em publicidade, foi Production Designer em campanhas mundiais para diretores como Michel Hazanavicius (2 oscars por O Artista), Tarsem Singh, Cris Palmer, Jake Navas, Mehdi Norowzyan e Armando Bo (1 oscar por Birdman) e foi diretor de arte em centenas de comerciais brasileiros. Foi cenógrafo na TV Globo, no Teatro Municipal (RJ) e assistente do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. É professor de direção de arte na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e na Academia Internacional de Cinema (RJ), deu cursos e workshops em universidades e na rede Globo. Está mestrando na UFRJ no HCTE (História das ciências, das Técnicas, e Epistemologia). Também é artista plástico e músico.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Será apresentada uma breve história do Cinema: proto-cinema, pré-cinema, cinema e pós-cinema. Arte industrial, Arte coletiva e Arte das massas (7ª Arte?). Escultura e modelagem das Imagens-Espaço num filme através da Narrativa, do Roteiro, da Produção, da Direção, do Elenco, da Direção de Arte (principal escultora e modeladora), da Fotografia, do Som, da Montagem e da Pós-Produção. A relação entre o Diretor de Arte e os chefes de departamento destas outras áreas.

Todos os elementos que compõem a Direção de Arte serão descritos e abordados, desde aqueles mais ligados ao Design (projetos, desenhos, arquitetura, locações, cenários, palhetas de cores, props, figurinos, etc.), àqueles mais ligados à produção de arte e à realização (orçamento, contabilidade, logística, cronogramas, produção de objetos e de cenografia, fornecedores, etc.), visando apresentar aos participantes as etapas e o processo de trabalho do Diretor de Arte, que cria o Universo Visual do Filme.

Serão estudadas também as escolas, os estilos e os tipos de Direção de Arte, assim como seus resultados nas telas do Cinema e realizados exercícios, experiências artísticas, projeções, leituras e citações de trechos de livros, textos e roteiros.

Um exercício será proposto e desenvolvido ao longo do curso.
Extensa Bibliografia e Filmografia, com projeções.

 

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
A realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscritos.

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.
Venha fazer parte da Geração Darcy!