CURSO DE HISTÓRIA DO CINEMA

CARGA HORÁRIA: 12h
DATA: 23 e 30/11, 07 e 14/12, das 14h às 17h

VALOR: R$ 350,00.
10% de desconto para quem estuda ou já estudou na escola.
5% de desconto para pagamentos à vista (dinheiro ou transferência bancária).
Ou pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

2. APRESENTAÇÃO:

O curso apresenta quatro momentos/movimentos
cinematográficos mundiais com o intuito de construir um panorama acerca dos principais
períodos de efervescência e/ou mudança de paradigmas, de observar os avanços tecnológicos
que permitiram diversas transformações na linguagem cinematográfica e uma leitura da
produção contemporânea que passa, inclusive, pela ascensão de cinematografias periféricas.

3. PROFESSOR:

Marcelo Müller é crítico de cinema, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Editor e crítico do site Papo de Cinema, no qual escreve desde 2011. Foi um dos roteiristas e diretores do curta-metragem Famílias Felizes se Parecem (2009) e assistente de direção do monólogo teatral Em Cena, cuja estreia ocorreu em Caxias do Sul (RS), também em 2009. Além disso, dá aulas de Cinema Brasileiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, onde reside desde 2013.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 01 – Expressionismo Alemão e Neorrealismo Italiano

Um panorama sobre a vanguarda alemã pós-Primeira Guerra Mundial. O jogo de luz e sombra, a importância da cenografia, os monstros metafóricos e/ou reais como representação do espírito da época. O pontapé do modernismo no cinema. A mudança de paradigma pós-Segunda Guerra Mundial. Os grandes cineastas da velha bota.

Aula 02 – Nouvelle Vague e Nova Hollywood

A grande revolução dos turcos da Cahiers du Cinéma. A geração de cineastas cinéfilos. A política de autor e como essa noção modificou a forma de encarar a produção cinematográfica. O cinemanovismo chega à Meca do cinema. A grande revolução que
espelhava os anseios contraculturais da geração hippie, o novo star system, a importância
desse movimento à história do cinema.

Aula 03 – As revoluções tecnológicas que mudaram o cinema

As revoluções tecnológicas e seus impactos na linguagem cinematográfica (som, cor, avanço na sensibilidade das películas, captação e processos de produção digital, digital, drones, etc.). Tudo isso será visto sobre o prisma da evolução do cinema como meio de expressão e também como ferramenta do criar artístico.

Aula 04 – Cinema contemporâneo e as cinematografias periféricas

Uma leitura do cinema contemporâneo, inclusive, com a observação da ascensão de cinematografias periféricas e a importância dos festivais de cinema na atual configuração do cinema. Nessa aula estudaremos a importância histórica da crítica e dos festivais de cinema para que produções feitas em países sem tanta tradição cinematográfica internacional sobressaiam no cenário global, impulsionando, assim, pequenos movimentos.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
A realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscritos.

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.
Venha fazer parte da Geração Darcy!