CURSO DE CRIAÇÃO DE ARGUMENTO CINEMATOGRÁFICO

Professor: João Avelino
Não há pré-requisitos
horário Terças e quintas, das 19h às 21h.
carga horária 26 horas/aula
modalidade: online
plataforma: Zoom

INSCRIÇÕES:

Preencher a ficha de inscrição e enviar para: [email protected] e/ou [email protected].

FORMAS DE PAGAMENTO:
Em breve.

:
O argumento é fundamental num projeto de criação no audiovisual. Além de uma etapa do trabalho do roteirista, ele determina o sucesso (ou não) do projeto junto aos produtores, na participação de editais, etc. Para o seu desenvolvimento, é importante estar atento aos falsos atalhos e armadilhas (ideias prontas, massificadas). Por isso, é comum encontrar boas ideias perdidas por problemas de estrutura, de personagens, de trama ou desperdiçadas por uma escrita pouco audiovisual incapaz de revelar a potência cinematográfica do projeto. Criação de Argumento Cinematográfico partirá de ideias propostas pelos alunos para tratar de fundamentos teóricos, técnicas e informações que auxiliem no desenvolvimento de uma história.

OBJETIVO
O principal objetivo do curso é trabalhar junto com os alunos na construção de argumentos para o cinema.

AVALIAÇÃO
Realizada mediante a entrega e apresentação de trabalhos propostos pelo professor. A ECDR exige
75% de presença para a entrega do certificado de conclusão.

PROFESSOR
João Avelino é roteirista. Entre 2000 e 2016 foi autor roteirista da TV Globo onde escreveu inúmeros programas como Sai de Baixo, A Diarista e Casos & Acasos. Colaborou na novela Boogie Oggie, de Rui Vilhena. No cinema foi corroteirista em Muita Calma Nessa Hora (finalista no prêmio da ABC na categoria roteiro); colaborador em Muita Calma Nessa Hora 2 e Malu de Bicicleta. É professor na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.