loader image

Circuito Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos com Inscrições Abertas até 24 de Maio

Foram prorrogadas até o dia 24 de maio as inscrições para o Circuito Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos.  O Circuito Difusão é uma extensão da Mostra, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2018 em todas as 27 capitais do país e no Distrito Federal. O objetivo do circuito é envolver o público situado fora do alcance do circuito principal da Mostra, com o apoio de Pontos de Difusão nos distintos municípios do Brasil.

Serão selecionados mil pontos de exibição em todo o País e no exterior para receberem kits com 7 filmes selecionados da mostra. Após os locais de exibição serem selecionados por convocatória pública, os filmes são enviados, gratuitamente, às instituições habilitadas. Podem participar associações de bairros, bibliotecas, cineclubes, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, museus, pontos de cultura, sindicatos, telecentros, unidades de ensino da educação básica, unidades do “Sistema S”, universidades, embaixadas e consulados brasileiros. Não há previsão de contrapartida financeira para as instituições selecionadas.

Para participar do projeto, essas instituições devem declarar que possuem espaço apropriado e acessível para a realização de sessões em formato digital, equipamentos necessários à exibição (aparelho de DVD, projetor e sonorização), capacidade para organizar as sessões, divulgar o projeto em sua localidade e mobilizar público. As inscrições devem ser feitas pelo endereço: https://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br. A lista das instituições selecionadas será divulgada dia 7 de junho no mesmo endereço online.

A finalidade principal do Circuito é criar acesso àqueles que por razões geográficas ou econômicas são privados de usufruir os produtos culturais, normalmente concentrados nos grandes centros urbanos em nosso país. “A proposta é levar o cinema ao encontro de sua plateia, e não o contrário”, comenta Luciana Boal, vice-presidente do instituto Cultura em Movimento, que produz o Circuito, idealizado pelo Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, com realização do Ministério da Cidadania.

Outro papel importante deste circuito, além de capacitar e valorizar os produtores culturais locais, agentes do projeto, é o da formação de novas plateias, ampliando o olhar e a percepção destes novos espectadores sobre os temas propostos pelas obras.

Sobre a Mostra Cinema e Direitos Humanos

Criada em 2006, como uma das ações estratégicas para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), a Mostra Cinema e Direitos Humanos tem como objetivo principal consolidar a educação e a cultura em direitos humanos no Brasil, por meio da exibição de filmes de todo o Mundo e do estímulo ao debate de temas relacionados aos direitos humanos.

O seu Circuito Principal ocorre simultaneamente em todas as 27 capitais do País. Seus filmes são selecionados a partir de convocatória pública, aberta para a participação de filmes do mundo inteiro, e avaliados por curadoria de especialistas na área cinematográfica e em direitos humanos. As sessões de exibição dos filmes da Mostra são sempre gratuitas e realizadas em espaços parceiros locais.

Sobre o Circuito Difusão

Com o intuito de ampliar o acesso à Mostra Cinema e Direitos Humanos, o Circuito Difusão foi criado em 2013 objetivando descentralizar e democratizar a política de promoção dos Direitos Humanos por meio do cinema. O Circuito consiste na distribuição de Kits Difusão para quaisquer instituições e espaços culturais que se habilitem a realizar sessões de exibição dos filmes, em um período predeterminado.

Kit Difusão

Fazem parte do kit DVDs com 7 filmes selecionados do Circuito Principal da Mostra, segundo critério de diversidade temática e com recursos de acessibilidade; Guia Circuito Difusão: cinema, cultura e educação em direitos humanos, com informações sobre a Mostra, os filmes e como realizar as sessões,  além de Cartazes para divulgação. Os filmes selecionados para o Circuito Difusão 2019 são: Nós, À Espera, A Rua é NÓIZ, A Bicicleta do vovô, A Câmera de João, Heróis, e Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones.


Posts Relacionados