loader image

OFICINA LIVRE FISICALIDADE E ENCENAÇÃO NA DANÇA NEGRA

OFICINA LIVRE FISICALIDADE E ENCENAÇÃO NA DANÇA NEGRA

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSORAS: Fernanda Dias
CARGA HORÁRIA: 12 horas
DATA: Em breve.
VALOR: R$ 300,00 pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]

 

2. APRESENTAÇÃO:

A proposta da oficina é valorizar a encenação e seus movimentos, através da prática das danças negras. Experimentar um modo de encenação, que seja capaz de reexplorar os sentidos, o corpo, a dança e a fisicalidade e da estética corporal. A ideia é propor uma releitura física do corpo que está encenando, tendo a dança negra como experiência fundamental no processo criativo do artista, performance, bailarino e atores. Apostar em uma prática corporal, que dialogue com os sentidos e com o físico ou seja, entender o que está dentro do corpo neste caso, os sentidos e a memória e se conectar com o que está fora e materializado na encenação.

 

3. PROFESSOR:

Fernanda Dias é atriz profissional, Assistente Social, mestranda em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro UNIRIO. Bailarina e pesquisadora de danças de Matrizes Africanas com formação na Ecole Des Sables, localizada em Dakar, no Senegal. Integra a vinte e um anos a Cia de teatro Os Ciclomáticos, é preparadora corporal, coreógrafa e atriz dos Coletivos Negros, Madalenas Anastácia e Cor do Brasil. Possui uma experiência significativa com as artes Cênicas e com a dança negra, unindo as duas experiências idealizou o Laboratório Raízes do Movimento. Uma vivência física e cênica das danças negras. A proposta é criar outras narrativas corporais que possam favorecer a encenação. Algumas edições do Laboratório aconteceram na São Paulo, Goiânia na Universidade Federal de Goiânia (2016) naFrança, Nicarágua, Maceió, Porto Alegre (2017).

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1
Apresentação da proposta e de todo processo que se darão os encontros.
⦁ Arte da encenação contemporânea
⦁ Corpo e gesto pensado para compor personagem e cena

Aula 2
A miscigenação dos corpos e a arte teatral
⦁ O teatro negro brasileiro
⦁ Teatro Experimental do Negro TEN, um marco da história teatral Carioca
⦁ c- A dança de Mercedes Baptista / Charles Nelson / GermaineAcogny / Augusto Omulu, expoentes da dança que cruzaram fronteiras estabelecidas

Aula 3
Outros processos pedagógicos das artes cênicas e corporais
⦁ A contribuição de Abdias e Augusto Boal para o indivíduo ator
⦁ Gesto, movimento, imagem e comunicação, um processo de transgressão, resistência e ressignificação das artes.

Aula 4
Como forma de avaliação, os grupos irão criar uma encenação a partir de um tema proposto, utilizando o repertório de movimento apresentado durante os encontros.

 

METODOLOGIA:

Em um mundo contemporâneo, teoria e prática devem se fundir em uma ação que seja atraente, principalmente no campo das artes e da performance assim, os encontros serão práticos para as experimentações e teóricos para iluminar as referências que baseiam este curso.

 

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.