OFICINA LIVRE TRILHA MUSICAL NO AUDIOVISUAL

PROFESSOR: Bernardo Pellon
CARGA HORÁRIA: 20h
DATA: De 08/07 à 05/08. Sábados de 9h30 às 14h

VALOR: R$ 300,00 – pode ser parcelado em até 2x no cartão.

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / Ag 0183-X – C/C 408.757-7 – Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]
2. APRESENTAÇÃO:
A produção audiovisual está em pleno crescimento no séc.XXI, principalmente devido ao desenvolvimento dos meios digitais de produção e distribuição, e está longe de alcançar seu limite. Apesar disso, muitos profissionais e expectadores ainda não tem uma consciência desenvolvida das mais diversas funções que a música pode exercer em obras audiovisuais.
Neste curso o aluno aprende a perceber obras audiovisuais sob uma nova perpectiva, com o foco na música, ressaltando suas funções e importância dentro da narrativa, através da apreciação de cenas selecionadas da cinematografia mundial. Além disso, será apresentado um histórico do surgimento do cinema; o desenvolvimento do uso da música que esteve presente desde a primeira exibição; coiceitos pertinentes sobre a interação entre música e imagens; e sempre que possível, acrescentar dados e curiosidades dos filmes apresentados.

3. PROFESSOR:
Bernardo Pellon é músico, compositor e educador. Formado em MPB-Arranjo Musical pela Unirio; Mestre em Composição pela UFRJ, onde pesquisou a relação entre música e emoções; Especialização em Música para Cinema e Tv pelo CBM em parceria com a Musimagem; Qualificação em Sonoplasta pelo Senai-RJ. Mais de 10 anos de experiência em composição de música original, edição, mixagem, desenho sonoro e efeitos sonoros para Teatro, Cinema e Audiovisual.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1:
– Apresentação do curso, professor e alunos.
– Primórdio do cinema e seu desenvolvimento como arte.
– Razões para a utilização da música em conjunto com o cinema.
– Questão do Movimento, Temporalidade, Montagem, Atenção na relação entre música e cinema.
– Polifonia Áudio visual. Questão eixo horizontal x eixo vertical.
– Quadro cognitivo para entendimento da trilha sonora musical.
– Possível divisão em 3 fases da música para cinema mudo.
– Desenvolvimento da 3a fase e o começo do desenvolvimento da música original para o cinema.
– Análise do uso de música original para obras consagradas do cinema mudo.
– Cinema sonoro e a complexa ruptura com a antiga tradição do cinema mudo.
– Limitações técnicas dos primórdios do cinema sonoro

Aula 2:
– Primeiras tentativas de utilização da música para cinema sonoro
– Desenvolvimento das técnicas de gravação e desenvolvimento da concepção de música para cinema sonoro.
– Análise do uso de música original para obras consagradas do início do cinema sonoro.
– MÚSICA DIEGÉTICA: Músicas instrumentais e canções, originais ou não, presentes na cena. Seus possíveis usos para ajudar à narrativa.

Aula 3:
– MÚSICA EXTRADIEGÉTICA: Músicas que não estão presentes na cena e não são ouvidas pelos personagens.
– Músicas híbridas que transitam entre o diegético e o extra diegético.
– MÚSICA METADIEGÉTICA: Músicas que vem de uma lembrança de um personagem.
– A questão dos musicais.

Aula 4:
LEITMOTIV:
– O Leitmotiv adaptado para o cinema. Seu começo e desenvolvimento.
– O Leitmotiv como ligação para série de vários filmes.
– Filmes desenvolvidos com material temático reduzido.

Aula 5:
– Canções- Uso de canções como elemento extra diegético e sua utilização na narrativa.
– Músicas Não Originais- Diversas utilizações de músicas que não foram compostas para o filme. Adaptação ou Rearranjo de músicas não originais.
– Aberturas- Sua importante função de apresentação do filme. Diversas utilizações desse momento precioso e quase indispensável para cada filme.
– Ruídos- Uso de ruídos como construção da narrativa. Músicas utilizando instrumentos acústicos, vozes, instrumentos virtuais, efeitos, eletrônica, manipulação de sons e quaisquer outras técnicas. Desvinculação do padrão de música baseada em harmonia, melodia e ritmo, utilizando sonoridades com texturas que por vezes se assemelham ao ruído.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.