OFICINA LIVRE DE INTERPRETAÇÃO PARA CÂMERA

SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSOR: Marcelo Pelucio
CARGA HORÁRIA: 24h
DATA: 24/03, 31/03, 07/04 e 14/04 (sábados) – das 10h às 17h (com intervalo de 1h para almoço).

VALOR: R$ 400,00, que pode ser parcelado em 2x no cartão de crédito (comparecendo pessoalmente à Escola).

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected] .

2. APRESENTAÇÃO:
A oficina aborda a atuação, na perspectiva da câmera: as semelhanças e diferenças das técnicas da arte do ator e atriz no palco e diante da câmera. Tem como objetivo vivenciar e desenvolver os processos em que a linguagem do cinema baliza o trabalho do ator e atriz discutindo, exercitando e trazendo a consciência do artista cênico para sua atividade em cena, na composição de sua personagem, estado de presença, gradações desses estados e de sua implicação em cena. Discute ainda, o espaço cênico teatral e o espaço cênico cinematográfico como elementos de sua prática como ator e atriz.

3. PROFESSOR:
Marcelo Pelucio é ator-pesquisador no Coletivo Teatro do Instante, ligado ao grupo de pesquisa Poéticas do Corpo do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. É músico e pedagogo. Selecionado e convidado ao mestrado de atuação pela East 15 Acting School, ligada a Universidade de Essex, Londres.
Desde 1986, atuou em mais de 20 espetáculos com: Hugo Rodas, Simone Reis, entre outros. Como ator e diretor: ganhou com a peça de Amarildo Jacinto (Teatro como Expressão de Vida), o prêmio de melhor diretor. Atuou em mais de 30 filmes curtas e longas como O Homem que não cabia em Brasília e Menina de Barro, ambos premiados no 50º Festival de Cinema de Brasília em 2017. Com TV atuou em séries como Felizes Para Sempre? de Fernando Meirelles e Cidade Proibida de Mauricio Farias.
Participou e realizou diversas oficinas de teatro e cinema. Como ator-pesquisador atualmente conduz com seu grupo, pesquisa com o Teatro o Bando de Portugal. realizou oficina de palhaçaria em Israel com Talia Safra, disípula de Philip Gaulier.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1: Camadas do Ator
O corporeidade, oralidade e interioridade do ator.
Técnicas de Memorização, exercícios e improvisação para Automatização (estilos) e Adequação.

Módulo 2: Dinâmica das Ações
A linguagem do cinema como baliza do trabalho: as ações, o diálogo, o olhar, foco e enquadramento, planos.
A linguagem do cinema como baliza do trabalho: as reações, o estado de presença na “não-presença”, contraplanos e o jogo com o parceiro de cena

Módulo 3: Foco e Enquadramento / Direcionalidade Do Olhar
A composição do personagem pelo olhar. Aspectos técnicos do foco e enquadramento nos diversos planos.
A trajetória do olhar e a construção do jogo/diálogo sem fala.

Módulo 4: Gradação do Personagem
Escala, energia, contenção, expansão? Modulação da personagem nas camadas do ator: corpo, voz, interioridade.
Parâmetros de alteração de voz – técnicas de construção da personagem a partir da voz
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido.
Em todos os módulos há exercícios práticos registrados em vídeo.
Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.