OFICINA LIVRE TEMPO E ESPAÇO NO CINEMA

CARGA HORÁRIA: 9 horas
DATA: NOVAS DATAS EM BREVE
VALOR: R$500,00
10% de desconto para quem estuda ou já estudou na escola.
Pode ser parcelado em até 3x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]

2. PROFESSOR:

Formado pelo Institut des Hautes Études Cinématographiques, Ruy Guerra estreou como diretor com o filme Os Cafajestes (1962), ao qual se seguiram os também clássicos Os Fuzis (1964), Os Deuses e os Mortos (1970) e A Queda (1977). Em 1979, regressou à Moçambique, sua terra natal, onde rodou Mueda, Memória e Massacre, o primeiro longa-metragem daquele país. Dirigiu adaptações de obras consagradas, entre elas Erêndira (1982), de Gabriel García Márquez; Histoires Extraordinaires: La Lettre Volée (1981), de Edgar Allan Poe; A Ópera do Malandro (1985), de Chico Buarque, Kuarup (1989), de Antônio Callado, além de roteiros originais. Seu mais recente trabalho foi o longa Quase Memória (2016). Faz parte do conselho do Instituto Brasileiro de Audiovisual (IBAV) e é professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1

– Dos sentidos à linguagem. Formação dos conceitos de Espaço e Tempo.
– Linguagem, códigos e signos. Conceito de diegese. Diferença entre linguagem e dramaturgia.
– O plano, a definição. Escala de planos fixos e com movimento (interno).
– A câmera: o ponto de vista. Elementos constitutivos do plano, a importância da moldura.
– O quadro e o campo. O fora de quadro e o fora de campo. O extra-campo.
– O corte. Cena e sequência. Definições sob o ponto de vista da dramaturgia e da linguagem.

Aula 2

– A planta baixa: as convenções gráficas gerais.
– O eixo: câmera, objetiva, personagem e som.
– A direção de olhar e do movimento. O movimento da personagem dentro do quadro. Entradas e saídas de quadro. Elipse e Racords. A Sutura.
– O campo e o contra-campo. O eixo de 180 graus: modelo industrial do pêndulo (ângulos internos e externos). Rompimentos e deslocamentos.

Aula 3

– O que é o tempo. Tempo e narrativa: tempo e linguagem. O tempo no plano e na sequência.
– Preparação prática de filmagem. A experiência no set de filmagem.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
[email protected] / [email protected] / www.escoladarcyribeiro.org.br

Venha fazer parte da Geração Darcy!