CURSO DIREÇÃO DE ARTE – DIREÇÃO II

Teórico, com finalidade prática. Curso livre que compõe a grade curricular do Curso Regular de Direção Cinematográfica.

Professor: Jean Louis Leblanc
Não há pré-requisitos
horário sábados, das 10h às 12h.
carga horária 16 horas/aula
início 30 de outubro
término 18 de dezembro
modalidade: online
plataforma: Zoom

INSCRIÇÕES:

Preencher a ficha de inscrição e enviar para: [email protected] e/ou [email protected].

PAGAMENTO:

À vista com 5% desconto = R$ 513,00
Via transferência bancária, PIX ou Cielo

Dados bancários
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ nº 02.605.336/0001-03
Conta 408.757-7
ag. 0183-X

PIX 02.605.336/0001-03
*Ao pagar via pix é imprescindível o envio do comprovante para o e-mail [email protected] para a efetivação da matrícula.

À vista no cartão com desconto= R$ 513,00

No cartão em 2X = R$ 540,00
Link: https://cielolink.com.br/3EAIWZN

EMENTA
O curso propõe uma trajetória, abordando e defendendo a existência de uma Imagem-Espaço. O Diretor de Arte como o principal criador, escultor e modelador do universo visual de um filme. Com esse ponto de partida será apresentada uma breve história do Cinema _ proto-cinema, pré-cinema, cinema e pós-cinema _ e das escolas, estilos e tipos de Direção de Arte, assim como seus resultados nas telas do Cinema.

Os participantes, as etapas, o processo de trabalho do Diretor de Arte e sua relação com os chefes de departamento serão abordados. Todos os elementos que compõem a Direção de Arte serão descritos, desde aqueles mais ligados ao Design (projetos, desenhos, arquitetura, locações, cenários, paletas de cores, props, figurinos, etc.), até àqueles mais ligados à produção de arte e à realização (orçamento, contabilidade, logística, cronogramas, produção de objetos e de cenografia, fornecedores, etc.).

OBJETIVOS
Transmitir noções conceituais, práticas e técnicas sobre Direção de Arte e propor a reflexão sobre o resultado do espaço esculpido no filme projetado, sincretismo do real e irreal, onde agora a tela detém e contém o espaço e a vida. No final, um exercício de projeto de direção de arte será realizado e exposto pelos alunos. Será indicada extensa bibliografia e filmografia.

AVALIAÇÃO
Realizada mediante a entrega e apresentação de projeto de direção de arte, a partir de um roteiro de curta-metragem existente. A ECDR exige 75% de presença para a entrega do certificado de conclusão.

PROFESSOR
Jean Louis Leblanc é formado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em Arquitetura Urbana na Université Paris 8 e em Cad/Cam na École Supérieure d’Architecture, Paris. É diretor de arte há 23 anos, com experiências em produções brasileiras e estrangeiras.

Realizou vários longas-metragens entre os quais Cronicamente Inviável de Sérgio Bianchi, O Caminho das Nuvens de Vicente Amorim, Caixa 2 de Bruno Barreto, Reflexões de um Liquidificador de André Klotzel e Un Giorno Devi Andare (seleção Sundance 2013) de Giorgio Diritti. Filmou Pacified (Pacificado-2017-2), de Paxton Winters, no morro dos Prazeres, produzido por Aronofsky, e ganhador de 3 prêmios no festival de San Sebastian.

Em publicidade, foi Production Designer em campanhas mundiais para diretores como Michel Hazanavicius (2 Oscars por O Artista), Tarsem Singh, Cris Palmer, Jake Navas, Mehdi Norowzyan e Armando Bo (1 Oscar por Birdman) e foi diretor de arte em centenas de comerciais brasileiros.

Foi cenógrafo na TV Globo, no Teatro Municipal (RJ) e assistente do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. É professor de direção de arte na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e na AIC (RJ), deu cursos e workshops em escolas, universidades e na rede Globo. Também é artista plástico e músico.