Carmen Luz é Nova Professora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Carmen Luz é professora de História do Cinema Brasileiro e Mundial na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Carmen nasceu e vive no Rio de janeiro. Atua, profissionalmente, nos campos da reflexão, ensino e realização audiovisual, da criação e direção de espetáculos de teatro e dança.  Pesquisa os afrodescendentes e suas manifestações culturais, políticas e artísticas, tornando-os o principal foco temático de sua produção artística.

Carmen é Pós-graduada em Cinema Documentário pela Fundação Getúlio Vargas e Mestre em Arte e Cultura Contemporânea pela UERJ. Seus filmes foram selecionados e exibidos em festivais, mostras e eventos na África, Brasil, Alemanha e EUA.

Escreveu e dirigiu o longa-metragem “Um Filme de Dança”. Trabalha, atualmente, no desenvolvimento de seu segundo filme documentário de longa-metragem.