Caique Botkay: Artista Completo

A MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios Ltda., vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), comunicou, com pesar, o falecimento do seu diretor-presidente, Carlos Henrique de Sorocaba Botkay, na tarde da última segunda-feira (12/11), aos 67 anos, no Rio de Janeiro. Ele era pai de Henrique Botkay que foi estudante da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. (foto)

Caique Botkay estava à frente da Empresa desde março de 2017. Durante sua gestão, idealizou, entre outras ações, o projeto A Arte dos Contos, com rodas de conversa literária entre a comunidade escolar, que resultou em um livro de contos escrito pelos participantes. Apostou, também, na aproximação com o público prioritário da MultiRio, alunos e profissionais de educação da Rede Pública Municipal de Ensino, com produções como o jornal Nós da Rede; as séries audiovisuais #educa, Escola, Câmera, Ação!, Dando Ideia, Vale a Penha! e Como É Bom Tocar um Instrumento; além do apoio a ações da SME, como Semana de Alfabetização, Festival da Canção das Escolas Municipais e Mostra Municipal de Dança.

Formado em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música, seu trabalho na área da Educação e Cultura incluiu participação no projeto educacional de Darcy Ribeiro, quando integrou a equipe central de Cultura na implantação dos Cieps. Foi, ainda, superintendente de Arte e Educação da Secretaria de Estado de Cultura.

Ao longo de sua trajetória, atuou compondo, escrevendo, interpretando e dirigindo para o teatro. Recebeu os seguintes prêmios Molière (1), Shell (3), Coca-Cola (1) e Mambembe (5). Caique Botkay publicou dois livros: Achados, pela editora Nova Fronteira, e Histórias de Mágicos e Meninos, pela editora 34.

Caique Botkay deixou dois filhos, três netas e uma irmã.


Posts Relacionados