loader image

André Bazin Faria 100 anos em 18 de Abril

No dia 18 de abril André Bazin faria 100 anos. O crítico de cinema francês, nascido em Angers, em 18 de Abril de 1918, e falecido em Nogent-sur-Marne, a 11 de Novembro de 1958, teve ativa participação na fundação e animação de cineclubes na França, Alemanha, Argélia e Marrocos.  Colaborou como crítico e pensador de cinema em revistas como L’écran français, Le Parisien libéré e Esprit, na fundação da revista Radio-Cinéma-Télévision (futura Télérama), e funda, em 1951, juntamente com Jacques Doniol-Valcroze, a revista Cahiers du Cinéma, a mais influente revista de cinema do mundo, em grande medida pelo papel que desempenhou na formação da Nouvelle Vague francesa. André também participou na criação da “Política dos Autores”, certamente o movimento crítico e teórico que mais influência teve sobre a moderna historiografia do cinema.

A lembrança de Andre Bazin é muito importante, e vale ler o artigo publicado na Folha de São Paulo, escrito por Daniel Augusto, sobre sua importância para o cinema.

Link artigo sobre Andre Bazin: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2018/04/entenda-por-que-andre-bazin-que-faria-cem-anos-foi-crucial-para-o-cinema.shtml

 

WhatsappFITY

 


Most Recent Posts