RJ Recebe a 2ª Edição do Festival de Roteiro Audiovisual, Criado por Estudantes da Escola de Cinema Darcy Ribeiro

Entre os dias 28 e 30 de setembro, o Rio de Janeiro recebeu a segunda edição do ROTA – Festival de Roteiro Audiovisual. Criado pelos ex-estudantes da Escola de Cinema Darcy Ribeiro Gabriela Liuzzi Dalmasso, Carla Cristina Perozzo e Evandro Melo, o ROTA é um evento independente, que acontece sem patrocínio – curadores, jurados, palestrantes e debatedores participam da iniciativa de forma voluntária.

Idealizado em 2017, ele tem como objetivo ser um espaço de congregação entre os profissionais do audiovisual, instituições de ensino e demais nomes do mercado audiovisual. A segunda edição do ROTA conta com apoio da Cinemateca do MAM Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), ABRA (Associação de Roteiristas do Brasil), Cabíria Prêmio de Roteiro, FRAPA (Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre), Maquinário Narrativo, o Serie_Lab Festival e Escola de Cinema Darcy Ribeiro. O evento é realizado pela Aiuru Filmes e pelos Audiovisionários.

Edição 2018

Ao longo dos três dias de programação, a Cinemateca do MAM será palco de debates, palestras e encontros de negócios voltados aos estudantes e profissionais da área, além de exibições de curtas gratuitas e abertas ao público.

A edição deste ano volta-se ainda mais para os roteiristas estudantes e, por isso, algumas das novidades são masterclasses, Laboratório de Desenvolvimento de longas e o Encontro de Negócios. Para esse público, há ainda o concurso de roteiro. Entre os convidados estão roteiristas como Lucas Paraizo (“Aos teus Olhos”, “Sob Pressão” e “Justiça”), que ministra a masterclass “Roteiro de série audiovisual”, e George Moura (“Onde Nascem os Fortes”, “Amores Roubados”, “O Grande Circo Místico”), que será entrevistado pelos apresentadores do podcast “Primeiro Tratamento”. Claudia Lage (“Lado a Lado”) e Marcílio Moraes (“A Lei e o Crime”, “Ribeirão do Tempo”, “Vidas Opostas”) participam do evento falando sobre roteiros de novela.

Outro destaque da programação é a apresentação de um estudo de caso sobre questões de gênero nas séries “The Handmaid’s Tale – O Conto da Aia” e “Big Little Lies”, além de painéis sobre assuntos ligados ao dia a dia da profissão, como a preparação para editais e o funcionamento de uma sala de roteiristas. Inserção no mercado e a escrita de histórias voltadas para o público infanto-juvenil também aparecem entre os temas dos debates.

A participação nos seminários é paga (pacote completo, incluindo os três dias de programação, ou o ingresso avulso por dia). Já a exibição dos filmes é aberta ao público e gratuita, mas fica sujeita à lotação da sala. Demais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site oficial:

Most Recent Posts