loader image

CURSO POÉTICAS DO AUDIOVISUAL

Professor: Lucas Murari
Terças-feiras, das 19h às 21h, via plataforma Zoom.
Início em 29 de junho.
Aulas nos dias 29/6, 6, 13, 20, 27/7, 3, 10, 17, 24, 31/8, 14, 21, 28/9 e 5/10.

INSCRIÇÕES:

Preencher o formulário e enviar para: [email protected] e/ou [email protected].

PAGAMENTO:

À vista com 5% desconto = R$ 898,70
Via transferência bancária, PIX ou Cielo

Dados bancários
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ nº 02.605.336/0001-03
Conta 408.757-7
ag. 0183-X

PIX 02.605.336/0001-03
*Ao pagar via pix é imprescindível o envio do comprovante para o e-mail [email protected] para a efetivação da matrícula. 

Em até 3x no cartão = R$ 946,00

EMENTA
Uma das principais questões referentes a Teoria do Cinema foi o aprofundamento do termo “Linguagem Cinematográfica”. Nas últimas décadas, no entanto, a linguagem – audiovisual – transbordou e se faz presente nas mais diferentes mídias, como na televisão e nas novas mídias (celular, internet, realidade virtual).

Algumas nomenclaturas surgiram buscando diferentes modalidades de expressão por meio das imagens técnicas: cinema de autor, expandido, videoarte, experimental, filme-ensaio, filme de artista, home movies etc. Nesse sentido, é importante pensar o cinema em relação a outras artes e manifestações culturais. A linguagem cinematográfica se encontra hoje em toda parte. A produção audiovisual contemporânea é fortemente marcada por esse campo de transmidialidade, em que diversas práticas artísticas se entrecruzam. Entendemos, nesse contexto, o filme como espaço de experimentação e
liberdade criativa.

OBJETIVOS
O objetivo geral deste curso é apresentar diferentes estratégias e linguagens adotadas no audiovisual moderno e contemporâneo, com ênfase na produção realizada a partir da segunda metade do século XX. Serão discutidas ao longo das aulas algumas das principais questões conceituais que tem marcado o campo do cinema nas últimas décadas.

METODOLOGIA
Os meios que serão utilizados no curso serão um complexo de aulas expositivas e visionamento de trechos de filmes.

INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O trabalho final da disciplina POÉTICAS DO AUDIOVISUAL é a entrega de um filme ancorado nas discussões propostas ao longo das aulas. A ideia é que cada estudante dialogue com uma estratégia específica.