loader image

OFICINA DE CRIAÇÃO DE ROTEIRO

Professora: Julia Limia
Terças-feiras, das 19h às 21h, via plataforma Zoom.
Início dia 29 de junho.
Aulas nos dias: 29/6, 6, 13, 20, 27/7, 3, 10, 17/8.

INSCRIÇÕES:

Preencher o formulário e enviar para: [email protected] e/ou [email protected].

À vista com 5% desconto = R$ 513,00
Via transferência bancária, PIX ou Cielo

Dados bancários
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ nº 02.605.336/0001-03
Conta 408.757-7
ag. 0183-X

PIX 02.605.336/0001-03
*Ao pagar via pix é imprescindível o envio do comprovante para o e-mail [email protected] para a efetivação da matrícula.

Em até 2x no cartão = R$ 540,00

EMENTA
Nesta oficina, os participantes vão experimentar diferentes etapas de desenvolvimento de um roteiro, discutindo conceitos que possibilitarão a organização de suas ideias, estruturação de tramas, criação de personagens e, finalmente, dar vazão à sua criatividade através de narrativas audiovisuais.

ROTEIRO NÃO É LITERATURA!
Um roteiro não é apenas um conjunto de ideias ou cenas colocadas, nem uma é uma obra literária. O roteiro é um documento visual e conciso, que deve ter coerência, objetivos identificáveis, riscos importantes, personagens motivados e dimensionais e, principalmente, tema e uma premissa claros. Vamos discutir a importância de cada um destes elementos, observando-os em alguns filmes e usá-los para potencializar sua ideia.

É CRIANDO QUE SE APRENDE!
Ao longo dos encontros, vamos conhecer e usar na prática conceitos como a dimensionalidade em um personagem, objeto de desejo, incidente incitante, protagonista ativo, arquétipos, premissa, argumento, estrutura em atos, pontos de virada.

VOCÊ NUNCA MAIS VERÁ FILMES DA MESMA MANEIRA!
Esqueça a velha história do gostei/não gostei. Você verá que a análise de um filme tem muitos elementos que concorrem para os erros ou acertos da obra. Assim que entrarmos no universo do desenvolvimento e escrita de roteiros, você assistirá os filmes ou séries com muito mais reflexão e autonomia crítica.

COMO SERÁ O CURSO?
Em todas as aulas, haverá um exercício prático que será desenvolvido em casa. O espaço da sala será para trocar impressões sobre os trabalhos feitos por cada participante e para avançarmos na exploração de conceitos que serão aplicados nas atividades seguintes.

INTRODUÇÃO – A NARRATIVA
A partir de atividades práticas, conhecer o processo de criação de uma história da ideia inicial até a história desenvolvida com narrativa com começo, meio e fim. Trama e personagens desenvolvidos com desencadeamento de eventos dramáticos.
1 – A criação da ideia.
2 – Ponto de Vista, tempo, espaço
3. – Ação Dramática, Evento dramático.
4 – Tema. Porque contar essa história.

MÓDULO I – DESENVOLVIMENTO DO PERSONAGEM
É o momento da criação e do desenvolvimento do personagem. Depois de exercícios e discussão de filmes, cada participante criará e apresentará seu personagem ao grupo para discussão.
1 –A caracterização.
2 –Personagens simples e complexos.
3 – Os arquétipos
4- Objetivo dramático ou objeto de desejo
5 – Conflito dramático
6- Protagonismo e antagonismo
7- A regra da empatia

MÓDULO II– ESTRUTURAS
Conhecer os tipos de trama para avaliar a qual se aplica melhor seu tipo de narrativa. Aprofundamento na criação de atos, arcos dramáticos. Abordagem da estrutura e jornada do herói.
1 – Trama x personagem
2 – O paradigma dos 3 atos de Syd Field.
3 – Arco dramático
4 – Incidente Incitante, pontos de virada e Clímax
5 – A jornada do herói e a promessa da virgem
6 – Tipos de final
7 – Arquitrama, minitrama e antitrama.

MÓDULO III- DOCUMENTOS DO ROTEIRO:
Utilizar alguns dos documentos que fazem parte da construção do roteiro.
1- Logline e storyline
2- Argumento.