CURSO DE ROTEIRO ADAPTADO

modalidade: online
plataforma: Zoom

INSCRIÇÕES:

Preencher a ficha de inscrição e enviar para: [email protected] e/ou [email protected].

FORMAS DE PAGAMENTO:
Em breve.

EMENTA

A adaptação na indústria cinematográfica e de televisão, para filmes e séries. A especificidade e resistência de cada obra para a adaptação: literatura, teatro, fatos e histórias reais, biografias, mitologias, filmes e séries. Releitura, atualização e reformatação de obras. Noções básicas de direitos autorais. A transposição para o roteiro: viabilidade, escolha do material, estrutura, personagens, tema, estilo, ação, diálogo.

OBJETIVOS
Desenvolver o olhar crítico sobre o potencial e a viabilidade de uma adaptação. Compreender o processo de
adaptação de uma obra para a linguagem audiovisual. Identificar os procedimentos, técnicas e ferramentas para a adaptação. Desenvolver exercícios de adaptação. Aprofundar o estudo da adaptação para cinema e televisão, articulando teoria e prática. Entender as dimensões da adaptação, dentre elas: mercado, desafios de cada obra e “recriação do original”. Trabalhar com análise de casos para examinar as questões da transposição. Assistir, ler e debater obras literárias, cinematográficas e para a televisão. Realizar exercícios de adaptação.

AVALIAÇÃO
A avaliação irá considerar os exercícios e trabalhos propostos, assim como a presença e engajamento nas aulas. A ECDR exige 75% de presença para a entrega do certificado de conclusão.

PROFESSORA
Roteirista e escritora, Monica Solon leciona Roteiro Adaptado na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e em cursos livres. Fez mestrado em Escrita Criativa e Crítica na Inglaterra, onde se especializou em roteiro. É co-roteirista na adaptação A Girl Made of Dust, longa-metragem a ser dirigido pela atriz e diretora Hiam Abbass. Participou como roteirista na série Baile de Máscaras, da Produtora Giros, atualmente em exibição no canal AXN. Desenvolveu e é roteirista nas séries Seeing in the Darkness, Youngsters, Fordlandia e The Draconian Pact, projetos da produtora americana Talents Content. Em 2019, participou do workshop de Linda Seger, no Festival de Filmes Adaptados CineLibri, na Bulgária, com o argumento da adaptação A Capitoa, baseado na obra de Bernadette Lyra.

Web: www.monicasolon.com
Instagram: monicasolon_roteirista