Rodrigo Graciosa: diretor de fotografia da #GeraçãoDarcy

Mais uma história boa da Geração Darcy! O diretor de fotografia Rodrigo Graciosa vislumbrou seu caminho atrás das câmeras no primeiro curso que fez aqui na Escola: uma oficina de realização cinematográfica com José Jofilly, em 2003, indicada por um colega de trabalho. Dois anos depois, ele fez o curso regular de direção e desde então foi fazendo todos os curtas que apareciam, atuando nas mais diferentes funções, mas principalmente em equipes de fotografia. Aqui, ele diz ter aprendido sobre a importância do coletivo para se fazer cinema.

Sua carreira profissional começou no semestre final do curso, quando foi indicado pela Escola para um trabalho como operador de camera na TVE. Lá conheceu uma produtora que tinha uma série documental para o Canal Brasil, que ele fotografou. Foi fazendo pequenos trabalhos como fotógrafo e operador de câmera até que, em 2008, participou de uma oficina de direção de fotografia na rede Globo, com o diretor de fotografia Affonso Beato (ABC/ASC). Trabalhou na emissora como diretor de fotografia até 2012. A partir de 2012, passou a atuar como diretor de fotografia e operador de câmera e atualmente, vem focando sua carreira na dramaturgia.

Em 2019, Graciosa fotografou os longas metragens “Um Tio Quase Perfeito 2” e “Juntos e Enrolados”, as séries “Me Chama de Bruna – 4ª temporada” (Fox) e “Matches” (Warner), e “A Primeira Tentação de Cristo”, especial de natal do Porta dos Fundos (Netflix).

Já assistiu à “A Primeira Tentação de Cristo”?
Este e outros trabalhos da #GeraçãoDarcy estão em nosso canal no YouTube: http://bit.ly/geracaodarcy