loader image

OFICINA LIVRE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM SMARTPHONES

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSORES: Sabrina Brito e Maurício Rosaldo
CARGA HORÁRIA: 10 horas (4 aulas de 2 horas e meia cada)
NOVA DATA: 19/05 a 09/06 (sábados), das 10:30 às 13:00.
VALOR: R$400,00 – pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected] com o nome complete.

 

2. APRESENTAÇÃO:
Os smartphones estão ganhando cada vez mais espaço no setor audiovisual. Produções comerciais e cinematográficas já estão sendo 100% feitas pelo celular, que a cada dia ganha mais força e novos adeptos, inclusive profissionais renomados no mercado já reconhecem o aparelho como uma ferramenta tão boa quanto as tradicionais. Entenda como o seu celular pode se transformar em um verdadeiro aliado para mostrar e vender o seu trabalho. Através do celular e de variados aplicativos mobiles disponíveis atualmente no mercado, é possível fazer filmes que não perdem em nada para grandes produções, caras e cheias de equipamentos e pessoas. O objetivo do curso é produzir conteúdo audiovisual em smartphones, realizando filmes de até 5 minutos no seu celular, com aulas teóricas e práticas, assim como orientações de como rentabilizar o produto final.

 

3. PROFESSORES:

SABRINA BRITO – Diretora de Comunicação da ASSESPRO-RJ, maior e mais antiga associação de tecnologia e inovação do Brasil, e Fundadora e CEO da Simples.net, empresa de comunicação estratégica e tecnologia com 13 anos de atuação no mercado, Sabrina Brito é especialista em comunicação estratégica, marketing digital e gestão de projetos web e mobile. Graduada em jornalismo (FACHA), possui também em sua formação acadêmica curso de especialização em roteiro de cinema (ECDR), MBA em marketing (FGV) e pós-graduação em marketing digital (ESPM). Através dos meios e ferramentas digitais, combinados à produção de conteúdo, incluindo audiovisual, marketing digital e assessoria de imprensa tradicional e online, Sabrina atua com posicionamento estratégico e fortalecimento de marcas, seja para aumentar o recall e/ou gerar novas vendas. Ao longo de sua trajetória, foi responsável pela ativação no meio digital de marcas como H.Stern, Duloren, Light S.A, Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Buscapé, Bondfaro, Shopping VillageMall, Venchi, Pier Mauá, Assespro-RJ e outras empresas de pequeno e médio porte. Como empreendedora, além da Simples.net, já citada acima, esteve à frente de outros 8 negócios próprios e do desenvolvimento de projetos de startups para terceiros. Atualmente também é mentora de comunicação estratégica do programa Startup Rio, uma iniciativa público-privada do Estado do Rio de Janeiro, Sebrae-RJ e parceiros para fomentar a cultura de empreendedorismo, transformando o estado em um polo de referência internacional em tecnologia digital.

MAURICIO ROSALDO GARCÍA – Jornalista, produtor de multimídia, locutor, fotógrafo, videoasta, design gráfico, design web e editorial, Motion Designer. Graduado pela Universidade Autônoma do México, UNAM; Graduado de Tecnologias em Produção de Multimídia no SENAC; Certificado em Produção de Televisão com Câmeras High Definition Panasonic P2 e Ikegam, pela TV Azteca do México; Certificado em Mudança e Gestão visando Resultados, pela Aldeias Infantis SOS; Diplomado em Entrevista em Meios Eletrônicos, pela Câmara da Indústria de Radio e Televisão do México CITATYR; Licenciado como Locutor “A”, pela Secretaria de Educação Pública do México, SEP; Certificado de especialização em Desenvolvimento Humano, pela SEP, Certificado de especialização em Entrevista no Radio, pela Câmara da Indústria de Radio e Televisão, CITATYR. Atualmente escrevendo artigos mensais para a Universidade Autônoma do México, UNAM; produzindo vídeos institucionais e trabalhos fotográficos de alto nível, combinando a experiência e os últimos recursos tecnológicos. Possui experiência no ramo de consultoria na investigação da penetração do mercado das mídias, redação, cobertura fotográfica de eventos, assessoria de imprensa, desenho gráfico para diferentes produtos, reportagens de histórias de sucesso para fundações internacionais divulgadas em mais 100 países, produção e edição de vídeos, materiais em desenho gráfico e editoria, criação de alianças com empresas externas para projetos sociais, criação e condução de campanhas de comunicação interna (boletins internos), elaboração de estratégias externas de comunicação (responsabilidade social), administração e desenho para de web, edição de áudio e foto.
Colaborador na Revista Universitas da Universidad Nacional Autonoma de México. Participação na campanha Sponsor a Child in Mexico and Provide a Small Business for Womans, para World Vision International. Colaborador nos projetos Fortalecimiento Familiar, Acogimiento Familiar para Aldeas Infantiles. Participação no projeto de estúdio sobre o impacto e a penetração de frequências de mídias denominado Mediatrón (2007). Participação na criação da Revista Indie-Rocks. Produção de jornal de noticias de radio Notiangel, na X.E.P.X La Voz del Ángel. Produtor da programação e capacitação do pessoal na estação X.E.Z.V. “La Voz de la Montaña” de Instituto Nacional Indigenista.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Introdução à pré-produção, produção, direção e edição de audiovisual em smartphones: Pré-produção – captação, tratamento de imagens, organização do material a ser utilizado dentro do celular; Direção / Produção – plano, sequência, iluminação, assessórios para melhorar o resultado; Edição – ferramentas para edição de fotos e vídeos – vamos mostrar as melhores ferramentas do mercado mundial; Pós-produção – divulgação do filme produzido através das redes sociais, festivais e campanhas publicitárias; Marketing – abordaremos diferentes formas de rentabilizar o conteúdo audiovisual produzido.
Aulas práticas – todos os alunos deverão fazer um filme de até 5 minutos ao final do curso. Será selecionado um filme que ganhará uma bolsa de 50% em outro curso livre da ECDR. Ao final da oficina será realizada uma mostra aberta ao público, na Sala Ruy Guerra, onde os alunos poderão ver sua produção no telão. Os filmes que se destacarem poderão ser publicados no canal da ECDR no YouTube.

AULA 1
Desenvolver o olhar, usando a câmera do telefone: O jeito certo de pegar a camera; Regra Dos Três Terços; Planos; Noções de enquadramento, foco e exposição; Sobre e Subexposiçao; Uso de Flash; Uso de HDR; Uso de Filtros; Time-Laps; Bateria e Memória.

O QUE GRAVAR? QUAL É A FINALIDADE? QUAL É O PÚBLICO?

PRÁTICA EM SALA DE AULA

AULA 2
Quais elementos fazem parte da produção de um vídeo: Ideia, Roteiro, Pre-Produção, Gravação ou Filmagem, Edição, Pós-Produção.

Os Apps de câmera mais usados.

PRÁTICA EM SALA DE AULA

AULA 3
O trabalho de alguns profissionais que produzem filmes e vídeos no celular: Exposição de trabalhos destacados no mundo do cinema feitos só com celular.

PRÁTICA EM SALA DE AULA: Capture de imagens; Tratamento de imagens com Apps recomendados.

AULA 4
Como rentabilizar com o produto final: Realidade do mercado audiovisual; Tendências do Mercado; Formatos que rentabilizam; Meios de Rentabilizar.

PRÁTICA EM SALA DE AULA: Esclarecimento de dúvidas no geral.

 

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.
*Todos os alunos deverão ter seus respectivos smartphones durante as aulas.