loader image

OFICINA LIVRE NARRATIVAS E LINGUAGENS DO CINEMA FANTÁSTICO

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSOR: Fabrício Basílio
CARGA HORÁRIA: 18 horas I 6 aulas de 3h cada.
DATA: 16/06, 23/06, 30/06, 07/07, 14/07 e 21/07 (Sábados) – das 10h às 13h
VALOR: R$300,00, pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamento à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]

 

2. APRESENTAÇÃO:
Nessa oficina desvendaremos práticas usadas na construção de filmes ligados ao gênero fantástico. Partindo de diversas obras audiovisuais dos mais diferentes países, a oficina mescla teorias cinematográficas e literárias, abordando as definições do fantástico e dos gêneros que lhe cercam, como o estranho, o horror, a ficção científica, a fantasia e o realismo maravilhoso. O curso também propõe o aprofundamento de processos narrativos e de linguagem audiovisual usados no cinema fantástico, bem como o aprofundamento de temas insólitos, recursos espaço-temporais, análise dos personagens e dos monstros e de práticas ligadas a ausência de causalidade.

 

3. PROFESSOR:
Fabrício Basílio é graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF), tendo como tema o fantástico no cinema brasileiro contemporâneo. Produziu diversos textos e artigos para revistas sobre o tema do fantástico. É criador do Cineclube Rã Vermelha (2015-2016), dedicado ao cinema de horror nacional. Em 2016, produziu o curta-metragem Vazio do Lado de Fora, selecionado para o 70º Festival de Cannes. Em 2017, ministrou a disciplina Territórios do cinema fantástico, como estágio docência para a graduação de Cinema e Audiovisual da UFF.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 01
– O que é o fantástico?
– Definições e características do gênero e suas relações com o estranho e o horror;

Aula 02
– Sobre os mundos possíveis: fantasia, realismo maravilhoso e ficção Científica;

Aula 03
– Temáticas do fantástico: o duplo; a metamorfose; as viagens no tempo; os sonhos; a vida dos mortos e etc. Além da exposição de recursos utilizados para a construção sonora e visual.

Aula 04
– Personagens e seus monstros. A essencialidade da presença do monstro no cinema fantástico, suas mutações no decorrer da história e como os protagonistas agem em sua presença.

Aula 05
– Atmosfera do fantástico. Abordagens que potencializam a construção de um espaço-tempo insólito.

Aula 06
– A ausência de causalidade. Desde de Kafka o fantástico promove outras formas de abordagem a partir de buracos de significado produzidos pela narrativa. Os silêncios construídos durante a trama potencializam um efeito sobrenatural.

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.