OFICINA LIVRE DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA E TV

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2018.2
PROFESSORA: Jadna Fernandes
CARGA HORÁRIA TOTAL: 18 horas
DATA: 10/11, 17/11, 24/11, 01/12, 08/12 e 15/12 (sábados), das 10h às 13h.

VALOR: R$700,00 pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição.
E-mail: secretaria@ecdr.org.br.

 

2. APRESENTAÇÃO:

O objetivo dessa oficina é desenvolver um trabalho corporal e teatral com o intuito de ensinar a arte de atuar para o cinema e para a tv. Por meio de metodologia própria, serão utilizados roteiros de cinema e tv, mostrando enquadramentos, planos de filmagem, marcação de cena, ou seja, um embasamento de linguagem cinematográfica. Além disso, com base no método de interpretação naturalista de Constantin Stanislavsky, nosso objetivo também é ensinar e aperfeiçoar a arte de atuar com técnicas de atuação, aulas práticas de improvisos, leitura de textos, entre outros exercícios que contribuirão para o crescimento do ator. Conscientizar o ator da importância do seu corpo em cena, desenvolver a sua percepção, trabalhar a sua voz através da técnica vocal, como parte fundamental do seu trabalho. Possibilitar que o estudante aprenda e domine as técnicas de atuação para o cinema e para a tv, para enfim, ser capaz de representar bem o seu papel e transmitir a sua verdade para a lente a cada plano. Nossa oficina é dirigida a atores e também para as pessoas em geral, que desejam ampliar a sua expressão e a criatividade.

 

3. PROFESSORA:

Jadna Fernandes é graduada no curso de Bacharelado em Cinema pela UNESA. Estudou artes cênicas, interpretação para cinema e tv, dublagem e música. Como atriz atuou no teatro, na tv, no cinema e em dublagens. Além de ministrar diversas oficinas de teatro, escreveu espetáculos teatrais, roteiros de cinema e compôs músicas para as suas personagens. Também dirigiu e foi assistente de direção de filmes independentes, preparadora de elenco, fez filme de animação, montagem de filmes, foi primeira assistente de câmera, operadora de som direto, entre outras atividades cinematográficas.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1                                                                                                                                                            
Narrativa e planos, o ator e a linguagem do audiovisual, preparação do ator, criatividade do ator, aprendizado no set de filmagem, cena de improviso coletivo e individual, análise de cena e avaliação. Conscientização Corporal: aprimoramento da percepção, cumplicidade do corpo, concentração e equilíbrio.

 

Aula 2
Classificação dos planos, convivência e coletivo, construção da personagem, técnica de atuação, divisão de papéis, leitura de mesa, marcação de cena, cena de texto em dupla e avaliação. Conscientização Corporal: movimento, corpo e voz, ritmo interno e externo, apoio e eixo e ação e reação.

 

Aula 3
Plano e contraplano, tomadas, leitura de texto, verdade na atuação, exigências de cada papel, atuação na pausa, laboratório, concentração no set, favorecimento do ator para a câmera, cena de texto em dupla e avaliação. Conscientização Corporal: conhecimento mútuo, ciclo de vida, evolução e jogo de memória.

 

Aula 4
1º plano e 2º plano, posição de câmera, pesquisa de personagem, expressão do ator, posicionamento do ator, evolução do ator, segurança e postura em cena, mercado audiovisual, cena de texto (em dupla ou em trio) e avaliação. Conscientização Corporal: expressão facial, gestual e mímica.

 

Aula 5
Movimentos de câmera e composição de quadro, interação com as áreas, monólogo, convencimento e carisma do ator em cena, marcação de cena direcional, cena de texto em dupla e avaliação. Conscientização Corporal: máscara e corpo, pessoa e personagem e esteira.

 

Aula 6
O foco seletivo, o ator como centro de interesse na cena, exercício de linguagem, auto expressão, domínio de cena, importância da linguagem cinematográfica para o ator, monólogo e avaliação final. Conscientização Corporal: ginástica natural, técnica japonesa e relaxamento.

 

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.