OFICINA LIVRE IMAGEM-ESPAÇO: CINEMA E DIREÇÃO DE ARTE

OFICINA LIVRE: Imagem-Espaço – Cinema e Direção de Arte
SEMESTRE LETIVO: 2018.2
PROFESSOR: Jean-Louis Leblanc
CARGA HORÁRIA: 20h (4 aulas de 5 horas)
DATA: 01/12, 08/12, 15/12 e 22/12, das 10h às 13h e das 14h às 16hs

VALOR: R$ 700,00. Pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente). Promoção para matrículas até ao dia 20 de outubro – desconto de 10%:
R$ 630,00 – Pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]

2. APRESENTAÇÃO:
O curso propõe uma trajetória, abordando e defendendo a existência de uma Imagem-Espaço. Através dos Sentidos, das Artes e do Cinema, exemplifica e descreve os processos de Escultura e Modelagem do Espaço (seleção e edição das Imagens-Espaço) e, de maneira específica, apresenta os agentes destes processos no Cinema (sua realização, suas disciplinas e seus departamentos), dando ênfase para o departamento de Direção de Arte (Production Design), transmitindo noções conceituais, práticas e técnicas. Propõe ainda a reflexão sobre o resultado do espaço esculpido no filme projetado, sincretismo de real e irreal, onde agora a tela detém e contém o espaço e a vida.

3. PÚBLICO-ALVO:
Estudantes, pesquisadores e profissionais de cinema*, comunicação, arquitetura, design, artes, interessados e sensíveis perante a questão do Espaço, da Imagem, do Cinema e da Direção de Arte (Production Design).

*Alunos da Darcy: recomendado para alunos de Produção, Roteiro e Montagem.

(Há sobreposição de conteúdo para os alunos de Direção, em função do módulo dado pelo professor para Direção II).

3. PROFESSOR:
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em Arquitetura Urbana na Université Paris 8 e em Cad/Cam na École Supérieure d’Architecture, Paris.

É diretor de arte há 22 anos, com experiências em produções brasileiras e estrangeiras. Realizou vários longas-metragens entre os quais Cronicamente Inviável de Sérgio Bianchi, O Caminho das Nuvens de Vicente Amorim, Caixa 2 de Bruno Barreto, Reflexões de um Liquidificador de André Klotzel e Un Giorno Devi Andare (seleção Sundance 2013) de Giorgio Diritti. Acaba de filmar Pacified, de Paxton Winters (2017-2) no morro dos Prazeres.

Em publicidade, foi Production Designer em campanhas mundiais para diretores como Michel Hazanavicius (2 oscars por O Artista), Tarsem Singh, Cris Palmer, Jake Navas, Mehdi Norowzyan e Armando Bo (1 oscar por Birdman) e foi diretor de arte em centenas de comerciais brasileiros.

Foi cenógrafo na TV Globo, no Teatro Municipal (RJ) e assistente do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. É professor de direção de arte na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, deu cursos e workshops em universidades e na rede Globo. Também é artista plástico e músico.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Será apresentada uma breve história do Cinema: proto-cinema, pré-cinema, cinema e pós-cinema. Arte industrial, Arte coletiva e Arte das massas (7ª Arte?). Escultura e modelagem das Imagens-Espaço num filme através da Narrativa, do Roteiro, da Produção, da Direção, do Elenco, da Direção de Arte (principal escultora e modeladora), da Fotografia, do Som, da Montagem e da Pós-Produção. A relação entre o Diretor de Arte e os chefes de departamento destas outras áreas.

Todos os elementos que compõem a Direção de Arte serão descritos e abordados, desde aqueles mais ligados ao Design (projetos, desenhos, arquitetura, locações, cenários, palhetas de cores, props, figurinos, etc.), àqueles mais ligados à produção de arte e à realização (orçamento, contabilidade, logística, cronogramas, produção de objetos e de cenografia, fornecedores, etc.), visando apresentar aos participantes as etapas e o processo de trabalho do Diretor de Arte, que cria o Universo Visual do Filme.

Serão estudadas também as escolas, os estilos e os tipos de Direção de Arte, assim como seus resultados nas telas do Cinema e realizados exercícios, experiências artísticas, projeções, leituras e citações de trechos de livros, textos e roteiros.

Um exercício será proposto e desenvolvido ao longo do curso, que contará com extensa bibliografia, filmografia e projeções.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Sim. Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.