OFICINA LIVRE FORMATANDO PROJETOS AUDIOVISUAIS

SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSOR: ANDRE BLAK
CARGA HORÁRIA: 22h
DATA: de 13/03 a 05/04 (terças e quintas-feiras) – 16h às 19h.

VALOR: R$ 600,00 pode ser parcelado em até 2x no cartão.

Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]

2. APRESENTAÇÃO: Apresentação da proposta da oficina.
Voltado para produtores, diretores, roteiristas e curiosos que tenham interesse em desenvolver um projeto próprio, o curso CINEMA COMO NEGÓCIO se propõe a auxiliar os alunos a compreenderem a dinâmica da indústria audiovisual (cinema, TV e internet), seus players, como pensam e investem. No geral, o objetivo é propor e debater as melhores formas de se produzir um longa-metragem capaz de ser distribuído em circuito comercial e abrangente com ou sem ajuda dos editais de fomento.

3. PROFESSOR: Minibiografia do professor
Andre Blak é jornalista com MBA em gestão empresarial e especialização em produção audiovisual pela FGV. Foi crítico colaborador de diversos sites de cinema e produziu ensaios fotográficos em 360o de lugares como OI FUTURO, INSTITUTO MOREIRA SALES e EMBAIXADA DO BRASIL EM ROMA. A frente da Kliky Produções desenvolveu centenas de campanhas como social media para marcas, projetos culturais e filmes como TROPA DE ELITE 2, REIS E RATOS, U23D, PARAISOS ARTIFICIAIS, BOCA, OS 3 e ROCK BRASILIA e é co-produtor e produtor executivo do longa O ÚLTIMO VIRGEM (2016, de Rilson Baco e Felipe Bretas) e dos projetos em desenvolvimento CIDADE DO FUNK (Sabrina Fidalgo) e MEU AMOR É UMA PIADA (Rilson Baco). Também é professor do curso CINEMA COMO NEGÓCIO na Escola Livre de Cinema BH e no Espaço Telezoom RJ.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Expor todo o conteúdo da oficina, preferencialmente dividindo por aula.

Aula 1

INTRODUÇÃO
História da indústria nacional
Atlântida, Vera Cruz, Boca do Lixo
Embrafilme
Retomada
Autoral X comercial

Aula 2

PROJETO COMERCIAL
Logline, sinopse e argumento
Cessão de direitos
Orçamento
Registro SALIC
Book de captação

Aula 3

EVOLUÇÃO DO MERCADO
Maiores bilheterias
Análise de distribuição
Evolução dos lançamentos x público
Gêneros de sucesso

P&A
Simulações de faturamento

Aulas 7 e 8
Alunos apresentam seus projetos em forma de pitching para análise e debate entre todos os participantes do curso. Desenvolvimento de uma sinopse/argumento resumido de um projeto de longa fundamentado nas premissas do curso. Serão levados em consideração o gênero e o público alvo, viabilidade comercial, potenciais distribuidores, financiadores, associados e patrocinadores, além de projeções de resultados das bilheterias.

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido. Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.