OFICINA LIVRE DE FIGURINO PARA CINEMA E AUDIOVISUAL

post-figurino

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2019.1
PROFESSOR: Babita Mendonça
CARGA HORÁRIA: 16 horas
DATA: 5, 12, 19 e 26/01/2019 (sábados), das 10h às 14h.
VALOR: R$350,00 pode ser parcelado em até 3x no cartão (presencialmente).
Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: secretaria@ecdr.org.br

 

2. APRESENTAÇÃO:

A oficina tem como proposta observar o passo a passo do processo criativo de um projeto de figurino. Partiremos do conceito estabelecido para narrativa de imagem, passando pelo trabalho em equipe com o tripé responsável (fotografia, cenário e figurino) até as técnicas de construção do projeto com a pesquisa e criação dos personagens. O trabalho será executado de maneira bastante prática, com leitura de pequeno roteiro e observação do conteúdo das aulas através de imagens, filmes escolhidos e exercícios.

 

3. PROFESSORA:

Babita Mendonça é carioca, formada em Psicologia pela PUC-RJ e começou a trabalhar com audiovisual depois de uma temporada em Londres onde estudou Design de Moda, Têxteis e Padronagens. Inicialmente trabalhou como estilista, produtora de moda e objetos de cena e, a partir de 1983, passou definitivamente para a Direção de Arte e Figurinos. Assinou “Garota Dourada” de Antonio Calmon (1983), ”Os Trapalhões na Arca de Noé”, de Deo Rangel (1984), “Robin Wood e os Trapalhões” (1990) e “Trapalhões e a Árvore da Juventude” (1991), de José Alvarenga. Fez os figurinos de “Banana Split” (1986), de Paulo Sergio Almeida e de “Xuxa Pop Star” (2000), também de Paulo Sergio Almeida e Tizuka Iamazaki. Na televisão, trabalhou em programas, séries e novelas da TV Manchete, Globo, Bandeirantes, GNT, Multishow e Canal Futura. Fez figurinos de muitas séries entre elas “Meu Amigo Encosto”, para o Canal Viva, a série reality fake “Ribanceira”, para o Canal Brasil e “Sem Volta”, exibida pela TV Record. Fez inúmeros filmes publicitários nacionais e estrangeiros, além de Institucionais para o “Bolsa Família” e o “Canal Saúde”. Desde 2000, ministra cursos, oficinas e palestras sobre Figurinos e Indumentária na AICTV, SENAI/CETIQT, SENAC, UNESA, e Fundição Progresso, além de workshops, consultorias e palestras para particulares, empresas e grupos.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aula 1

– A importância do Figurino dentro da dramaturgia numa obra de arte.
– A Linguagem das roupas, o diálogo não verbal, a Semiótica.
– Observação de imagens de figurinos desde os primórdios, no teatro grego, no começo do Século XX (ballet russo, cinemas americano, europeu e brasileiro) até tempos atuais.
– Filmes para referência: 1) “O Baile”, de Ettore Scolla (1983) – filme sem diálogos, narrando quatro décadas de história; sendo as marcações de cena, dramaturgia e passagem de tempo assinaladas pelo vestuário. 2) “Crepúsculo dos Deuses”, de William Wilder (1950) – making off do figurino.

 

Aula 2

– A partir do conceito estabelecido (definido pelo diretor, de modo geral), veremos como funciona o “tripé” da criação num trabalho audiovisual (Direção de Arte/ Cenografia, Fotografia, Figurino + Caracterização).
– Trabalhando com uma paleta de cor definida pelos departamentos.
– Filmes para referência: 2) “É Proibido Fumar”, de Anna Muylaert (2009) – narrativa contemporânea cujo making off nos faz entender o diálogo harmônico entre fotografia, direção de arte e figurino. 2) Imagens dos seguintes filmes: “Roda Gigante”, de Woody Allen, “Grande Hotel Budapeste”, de Wes Anderson e “West Side Story”, Jerome Robbins e Robert Wise.

 

Aula 3

– Exercício Prático: trabalho com leitura de pequeno roteiro desde a análise técnica até chegar à construção dos personagens.
– Nesse exercício de leitura faremos abordagem de continuidade: elipse, passagem de tempo e contagem de roupas. Uso de planilhas.
– Proposta dos seguintes exercícios: “Eu como Personagem” e um “Projeto de Figurino” para esse texto lido.

 

Aula 4

Os alunos trarão os exercícios pedidos na aula anterior:
– Simulando a criação do personagem numa obra: “Eu como Personagem” traz a proposta de elaboração de “como se veste essa pessoa”, “quem é essa pessoa” com base em quem a gente mais conhece: a si próprio.
– O “Projeto de Figurino”. Nesse trabalho, cada aluno trará seu projeto individual, elaborando a apresentação como quiser: pranchas com desenhos, colagens, pranchas virtuais etc.

 

 

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
secretaria@ecdr.org.br / ensino@ecdr.org.br / www.escoladarcyribeiro.org.br

Venha fazer parte da Geração Darcy!