OFICINA LIVRE DE CRÍTICA DE CINEMA: UMA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA

00-post-critica-de-cinema

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2019.1
PROFESSOR: Marcelo Müller
CARGA HORÁRIA: 10h – 4 aulas
DATA: 19/01, 26/01, 02/02 e 09/02, sábados, das 10:00 às 12:30
VALOR: R$ 300,00 por aluno.
5% de desconto no pagamento à vista.
Ou pode ser parcelado em até 3x no cartão (presencialmente).

Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03

Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails secretaria@ecdr.org.br e financeiro@ecdr.org.br

 

2. APRESENTAÇÃO:

A oficina Crítica de Cinema – Uma abordagem teórico-prática se propõe a discutir o papel da crítica de cinema nos dias de hoje, dimensionando, também, a sua importância histórica e analisando meios e ferramentas imprescindíveis à função na contemporaneidade. Além do aspecto teórico, o curso também possui uma programação de atividades práticas, como comparação de textos e a produção textual extraclasse para avaliação de resultados.

 

3. PROFESSOR:

Marcelo Müller é crítico de cinema, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e da ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Editor e crítico do site Papo de Cinema, no qual escreve desde 2011. Foi um dos roteiristas e diretores do curta-metragem Famílias Felizes se Parecem (2009) e assistente de direção do monólogo teatral Em Cena, cuja estreia ocorreu em Caxias do Sul (RS), também em 2009. Além disso, dá aulas de Cinema Brasileiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, onde reside desde 2013.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:


Aula 01

Afinal, para que servem os críticos?
Crítica – contexto histórico
A crítica de cinema no Brasil – dos primórdios aos dias de hoje
O conceito de cinefilia e o case dos turcos da Cahiers
Repertório: ver filmes e ler sobre cinema
Preconceitos recorrentes


Aula 02

O crítico dogmático vs o crítico aberto
A crítica impressionista
Case de ruptura: conceito de autor e “todo filme brasileiro”, de Paulo Emílio Sales Gomes
Críticos que viraram cineastas
Exercício 01 – Comparar textos dissonantes, Dunkirk (2017):

  • http://blogdoims.com.br/o-espetaculo-da-guerra/
  • http://cultura.estadao.com.br/blogs/p-de-pop/dunkirk-confirma-sua-vocacao-para-o-sucesso/


Aula 03

As principais ferramentas da crítica de cinema
A importância de não de aferrar demais aos pressupostos
A importância de variar os gêneros, de decifrar seus códigos
A importância da abordagem, acima do estilo da escrita
Sobre o que realmente falam os filmes?
Exercício 02 – Escrita sobre um filme (entregar na outra aula)


Aula 04

A crítica em temos de internet
Os prós e contras do “Rotten Tomatoes” e afins
Guia de consumo vs análise aprofundada
Diferença entre forma e conteúdo e suas possíveis distorções
A importância de entender para que público o filme foi realizado
Cobrindo festivais de cinema
Crítica em temos de Youtube
Exercício 03 – Assistir a um curta e produzir uma crítica sobre ele

 

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
secretaria@ecdr.org.br / ensino@ecdr.org.br / www.escoladarcyribeiro.org.br

Venha fazer parte da Geração Darcy!