loader image

OFICINA LIVRE CINEMA NEGRO FEMININO CONTEMPORÂNEO

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

SEMESTRE LETIVO: 2018.2
PROFESSORA: Rosa Miranda
CARGA HORÁRIA: 09 horas
DATA: 01/12, 08/12 e 15/12, das 10h às 13h
VALOR: R$250,00 pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).
Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected] 

 

2. APRESENTAÇÃO:
A oficina Cinema Negro Feminino Brasileiro Contemporâneo pretende visibilizar realizadoras negras brasileiras contemporâneas, fornecer informações sobre as mulheres negras no audiovisual e desenvolver uma compreensão a respeito da importância dessas mulheres na cena brasileira; através de aulas expositivas, acompanhadas de exemplos fílmicos e debate sobre os filmes.

 

3. PROFESSORA:
Rosa Miranda ingressou no curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal Fluminense (2012), tendo concluído em setembro de 2017, sendo a primeira mulher negra formada em licenciatura em Cinema e Audiovisual no Brasil. Como arte-educadora atua desde 2012 tendo ampla experiência com o público infanto-juvenil. Como cineasta realizou mais de 17 produções cinematográficas, além de produzir diversos eventos culturais ligados a promoção da sétima arte negra como: palestras, debates, mesas, cursos de formação, oficinas de cinema negro em diversos estados do Brasil. Ministrou aulas sobre história do cinema negro brasileiro, como professora convidada em diversos cursos de graduação e eventos em Instituições de Ensino Superior. Participou de debates sobre Cinema Negro, Cinema Africano, História do Cinema Brasileiro, nas seguintes IES: Fundação Getúlio Vargas (FGV), UNIRIO, UERJ, UFF. Além disso, ministrou aula, como professora convidada, no Programa Pós-Graduação de Mestrado em Comunicação da UFF. Atualmente faz curadoria em cineclubes, mostras e eventos de cinema negro; sendo curadora e produtora do Cineclube Atlântico Negro. Além disso, está captando recursos para uma série documental, pré-produzindo um curta-metragem, administrando o Coletivo Kbça D’ Nêga – do qual é fundadora e idealizadora.

 

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1

Apresentação; conceito de cinema negro; a construção do cinema negro nacional; início do cinema negro feminino no brasil; exibição de curtas-metragens de 5 diretoras negras;

 

Aula 2

Os desafios do cinema negro feminino; apresentação dos dados da ANCINE; comparação com os dados do GEEMMA; a importância das negras no cinema; exibição de 5 curtas-metragens de diretoras negras.

 

Aula 3

Que medidas estão sendo feitas para mudar o cenário atual do cinema negro? Exibição e debate dos curtas-metragens negros de realizadoras negras e suas estéticas, tendências desse cinema e progressões futuras desse cinema.

 

5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).

Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.